TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LITERATURA

Monografias: ATPS LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

Barroco

Momento Histórico

No Brasil, o Barroco surgiu a partir do século XVII, e foi o primeiro estilo artístico do Brasil. Teve seu marco inicial em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira. Estende-se por todo o século XVII e início do século XVIII.

O Barroco brasileiro recebeu influências europeias, embora tenha tomado características do povo local. O país ainda estava em construção, enquanto a Europa já estava desenvolvida, seu povo tinha características de sofisticação e riqueza. No Brasil, as obras eram criadas por artesãos sem estudo, escravos e por índios, e é justamente essa característica que trouxe o movimento com características originais para o país.

"Convém desde logo reconhecer que não são sempre as obras academicamente perfeitas... as que, de fato, maior valor plástico possuem. As obras de sabor popular, desfigurando a seu modo as relações modulares do padrões eruditos, criam, muitas vezes, relações plásticas novas e imprevistas, cheias de espontaneidade e de espírito de invenção, o que eventualmente as coloca em plano artisticamente superior ao das obras muito bem comportadas, dentro das regras do estilo e do bom gosto, mas vazias de seiva criadora e de sentido real".

Lucio Costa

O Barroco surgiu em um momento em que havia conflitos com a fé cristã, marcados pelo reflexo das crises religiosas. No século anterior houve duas crises que contribuíram para que o movimento surgisse: a Reforma Protestante e a Contra-Reforma. Sendo assim, o movimento adotou tendências humanistas para reencontrar a tradição religiosa.

Além disso, passava-se pela revolução comercial. A burguesia tomava conta de todo o poder econômico. O Estado absolutista se consolidava e atendia somente às necessidades da burguesia.

Os fatos históricos fundamentais da época foram a Primeira invasão holandesa, que ocorreu na Bahia, em 1624, e a Segunda, em Pernambuco, em 1630, que perdurou até 1654.

O final do Barroco brasileiro foi em 1768 com a Arcádia Ultramarina e com a publicação do livro Obras, de Cláudio Manuel da Costa. Em 1724 o movimento academicista, da Academia Brasílica dos Esquecidos, criava forças e assinalava a decadência do Barroco, e o início concreto do movimento árcade.

Características

* O Dualismo ou Bifrontismo – arte do conflito, do dilema, da contradição e dúvida. Há o uso intenso de antíteses, paradoxos e oxímoros.

* O Fusionismo – tentativa de conciliação de contrários, por exemplo Claro e Escuro, Alma e Corpo, Fé e Razão, Vida e Morte, Céu e Terra….

* O Feísmo – rompe-se com o equilíbrio clássico, pois é contrário à harmonia, sobriedade, clareza. Caracteriza-se pelo “Belo Horrendo”, pessimismo, irregularidade, retorcimento e exagero, que é marcado pelo Rebuscamento das figuras e palavras.

* Pessimismo – visão desencantada do homem, retoma a concepção bíblica de que o homem é pó e ao pó voltará, vigente na Idade Média.

* Cultismo ou Gongorismo – rebuscamento da forma, jogo de palavras e imagens, através de metáforas, trocadilhos, hipérboles, antíteses, sinestesias e outras tantas figuras de linguagem, de som e pensamento.

*Conceptismo ou Quevedismo – aspecto voltado ao jogo de ideias e conceitos para a argumentação, uma atitude intelectual.

AUTORES

Principais

Padre Antonio Vieira (1608-1697) – É o maior orador sacro de nossa literatura. Produziu Cartas e Sermões, textos religioso. Suas cartas servem até hoje como fonte de estudo das características da época. Entre seus Sermões mais famosos estão o Sermão da Sexagésima e o Sermão Santo Antônio aos Peixes.

Gregório de Matos (1636-1696) – conhecido também como Boca do Inferno, é um dos grandes representantes da literatura Barroca. Produziu Poesia Lírica (Religiosa, Amorosa, Reflexivo-filosófica), poesia satírica e fescenina (obscena). Algumas de suas obras famosas são: I-Sacra, II-Lírica.

Outros Autores

Bento Teixeira Pinto – Nascido em Porto, em 1545 e faleceu a 1605, porém as datas são imprecisas. Poeta português, radicado no Brasil, teve várias controvérsias, desde seu nascimento até sua própria identidade (Bento Teixeira ou Bento Teixeira Pinto), escreveu Prosopopeia, a primeira Obra do Brasil.

Manuel Botelho de Oliveira (Salvador BA, 1636 – 1711) Em 1705 ocorreu em Lisboa (Portugal) a publicação de seu Música do Parnasso, o primeiro livro impresso de autor nascido no Brasil. Poeta barroco, Manuel Botelho de Oliveira conviveu com Gregório de Matos e versou sobre os temas correntes da poesia de seu tempo

Frei Manuel de Santa Maria (1704 — 1768?) Influenciado por Camões e é um dos precursores do nativismo literário. Não há qualquer informação segura sobre o ano de sua morte, acreditando-se que tenha ocorrido depois de 1768. Na obra de Frei Itaparica destacam-se, especialmente, a descrição do Inferno, a destruição de Jerusalém e a narrativa dos sonhos, em que o autor descreve o Brasil antes do descobri¬mento.

É autor de "Eustáquios", poema sacro e tragicómico, que contém a vida de Santo Eustáquio Mártir, chamado antes Plácido e de sua mulher e filhos, que foi publicado sem data, sem indicação de local nem autoria.

OBRAS

SERMÃO DA SEXAGÉSIMA

IX (…) as palavras dos pregadores são palavras, mas não são palavras de Deus. Falo do que ordinariamente se ouve. A palavra de Deus (como diria) é tão poderosa e tão eficaz, que não só na boa terra faz fruto, mas até nas pedras e nos espinhos nasce.

Mas se as palavras dos pregadores não são palavras de Deus, que muito que não tenham a eficácia e os efeitos da palavra de Deus? «Quem semeia ventos, colhe tempestades». Se os pregadores semeiam vento, se o que se prega é vaidade, se não se prega a palavra de Deus, como não há a Igreja de Deus de correr tormenta, em vez de colher fruto?

Pr. Antonio Vieira

CARPE DIEM

Discreta e formosíssima Maria,

Enquanto estamos vendo a qualquer hora,

Em tuas faces a rosada Aurora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com