TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização De Jovens E Adultos

Dissertações: Alfabetização De Jovens E Adultos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Professor Me. Djalma Silveira.

Educação de Jovens e Adultos.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Alfabetização dos Jovens e Adultos”, sob orientação do professor-tutor a distância Adriana Tonato Camarotti.

SUMARÉ SP

2012

SUMÁRIO

1- Texto da 1ª etapa: O Educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades......................................................................................................... 02/03

2- Texto da 2ª etapa: Diretrizes Curriculares Nacionais para o EJA...............04/05

3- Texto da 3ª etapa: Contribuições de Paulo Freire para o EJA........................06/07

4- Plano de aula.........................................................................................................08/09

5- Considerações finais (reflexões finais) e Referencias bibliográficas.....................10

1 - Texto da 1ª etapa: O Educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades.

Os alunos do EJA são jovens, adultos, pessoas que não deram continuidade aos estudos no tempo certo, pois muitos desses jovens tiveram que entrar no mercado de trabalho para ajudar seus familiares e não conseguiram estudar e trabalhar existe entre eles os migrantes da zona rural para a cidade, eles também tem diferentes culturas, etnias, religião, crenças. Mas todos buscam um objetivo, deixar de ser analfabeto.

Existem inúmeras causas ou motivos pelo quais as pessoas interrompem a sua trajetória escolar: As reprovações, a necessidade de trabalhar, morar distante da escola, gravidez precoce, desmotivação etc.

Todas as pessoas que tiveram a sua escolaridade interrompida na faixa etária prevista têm o direito a retornar.

A realidade dessas pessoas é vária, e com todas estas diversidades neste campo educativo, a escola e o professor precisam refletir sobre a construção de um currículo que atenda as especificidades de todos. É um direito constitucional para o cidadão que todos aprendam com uma educação de qualidade. O sistema escolar precisa se ajustar para suprir as necessidades de todos os alunos e estar comprometido com uma educação de qualidade.

Quanto às necessidades dos alunos do EJA, todo ser humano tem necessidades para serem supridas e lutam por isso, precisa estar empregado, ter saúde, boa alimentação, ter moradia, transporte, e ai se depara com o analfabetismo que causa baixos salários, humilhação, desemprego, então voltam à escola para concluir seus estudos e conseguirem um trabalho com salário mais justo.

O EJA tem uma função reparadora nas pessoas analfabetas ou pouco letradas, é de suma importância para o crescimento psicossocial.

No Brasil a educação é direito de todos e dever do Estado.

A política propõe a diminuição das desigualdades. A educação combate a pobreza e a desigualdade tornando a pessoa em um cidadão com direitos e deveres.

Paulo Freire diz que o EJA é essencial para a cidadania e para o mercado de trabalho.

Existe uma grande variedade de combinações, e formas de concretização para uma proposta curricular com objetivos educativos e conteúdos detalhados com praticas e ações educativas que se desdobram em objetivos gerais e objetivos específicos que são a Língua Portuguesa, Matemática, Estudo da Sociedade e da Natureza.

São definidos os conteúdos a serem estudados nessas três áreas.

No inicio dos anos 60, Paulo Freire fez uma proposta de educação popular com programas de alfabetização para Jovens e Adultos. Paulo Freire mostrou uma proposta pedagógica que através do dialogo fosse atingido à transformação da consciência critica di aluno sem afetar a cultura de cada um.

Ele também desenvolveu um procedimento pedagógico conhecido como método Paulo Freire, com conteúdo dialoga educativo.

O objetivo era levar o aluno a assumir a sua aprendizagem sendo capaz e responsável antes de iniciar seu aprendizado da escrita.

Ainda se deseja criar novas pistas na educação critica e criativa dos educadores e formas mais dinâmicas sobre a abordagem teórica de Paulo Freire “Leitura do mundo” e a “Leitura da palavra”.

2-Texto da 2ª etapa: Diretrizes Curriculares Nacionais para o EJA.

A Educação de Jovens e Adultos estabelece a democratização, no sentido de propiciar pleno atendimento a demanda para garantir a permanência desses alunos até o final da etapa, com adequada aprendizagem.

A modalidade da EJA esta centrado na orientação dada pelo inciso III do artigo 12 da LDB, que é “zelar pela aprendizagem dos alunos” e pela resolução CNE/CEB 1/2000, art. 5º parágrafo único, que considera as situações, os perfis dos estudantes”.

O percurso da aprendizagem dos alunos da EJA proporciona uma formação integral nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos através da formulação de hipóteses e da solução de problemas.

Como a modalidade da Educação Básica, a identidade própria da Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com