TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Casos: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  219 Visualizações

TRABALHO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Nome: Vanessa

Data: 09/03/2015

Tutor Responsável:

Descrição da atividade:

Com base nas leituras propostas, respondam no Portfólio as questões a seguir:

1) Letrar é necessário. Alfabetizar não basta mais? Por quê?

Resposta:

Uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada.

Alfabetização e letramento se somam. Ou melhor, a alfabetização é um componente do letramento. Mas isso não quer dizer que os dois processos, alfabetização e letramento, sejam processo distintos; na verdade, não se distingue, deve-se alfabetizar letrando.

Em meu ponto de vista resumindo o letramento e o complemento da alfabetização, diz se que isso e preciso hoje em dia e que alfabetizar não basta por quê? No meu ponto de vista é por que envolve muitos aspectos como o aspecto de classes sociais crianças das camadas favorecidas tem um convívio inevitavelmente mais freqüente e mais intenso com material escrito e com prática de leitura e de escrita do que as crianças das camadas populares, outro aspecto que me faz crer que letrar é necessário como diz a pergunta acima é que hoje em dia as crianças estão entretidas com outras coisas das quais não precisa de tanto esforço como ler, escrever e etc... Fica-se muito preso a vídeo games, tablets e etc... Isso faz com que deixe de exercitar a leitura a escrita, afetando assim sua área de conhecimento deixando o limitado.

...