TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Escolar

Exames: Ambiente Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa de campo foi realizada por meio de visita à Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo, no bairro Rodoviário, em Colinas do Tocantins. Foi o primeiro contato com a prática da pesquisa, focando a estrutura e funcionamento da escola, bem como os métodos de ensino dos professores.

A metodologia utilizada para a realização da visita foi o reconhecimento dos ambientes físicos da escola e entrevista com uma professora através de três perguntas pré-estabelecidas na orientação geral do trabalho.

A partir desse reconhecimento da escola em sua estrutura física, foi possível diagnosticar os reflexos dessa estrutura na qualidade de ensino e a influência que ela exerce nos alunos e na comunidade.

O corpo organizacional da escola é composto por coordenador pedagógico, coordenador de gestão, coordenador financeiro, professores, equipe auxiliar de serviços gerais, cada um desenvolvendo seu papel de grande importância para a instituição.

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da organização do espaço escolar no processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças e refletir como um espaço organizado pode facilitar a prática educativa.

2 DESENVOLVIMENTO

A Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo, foi fundada em 05/01/1973 em plena ditadura militar, pelo Senhor Antônio Gabriel Sampaio que deu nome de Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo, em homenagem a um membro de sua Comunidade Espirita Eurípedes Barsanulfo. Na gestão do Saudoso Prefeito Manoel Francisco Miranda, vivendo fases turbulentas por não ter sede própria, essa Escola mudou várias vezes de endereço, funcionou durante cinco anos em um salão, onde hoje funciona o Ginásio de Esportes atendendo na faixa de 450 a 500 alunos, tendo como primeira Diretora a Srª Dirce Maria Sampaio, filha do fundador Antônio Gabriel Sampaio.

Em agosto do ano letivo de 2011, a senhora Maria Pereira da Silva, foi nomeada à diretora da escola pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que com o apoio da equipe e pais busca desenvolver um trabalho de qualidade. Continuando seu trabalho no ano de 2012 e 2013 a Srª Diretora Maria Pereira da Silva acreditando e defendendo o ensino aprendizagem e as práticas educacionais tem procurado ser uma articuladora e mediadora dos segmentos internos e externos da entidade escolar. E para isso tem criado um ambiente de trabalho onde há respeito e confiança entre os membros da equipe escolar, assegurando condições para o alcance dos objetivos propostos.

Atualmente, a escola conta com um quadro de funcionários capacitados onde todos buscam desenvolver um ensino com excelência, tendo como foco central, o aluno, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, contando com a participação dos pais, comunidade e Secretaria Municipal de Educação.

Quanto a infraestrutura, a escola possui cinco salas de aula e dez banheiros, sendo cinco femininos e cinco masculinos, um parque de diversões, um almoxarifado, uma sala de professores, uma copa, um deposito de merenda, uma diretoria e uma secretaria.

A escola atende 236 alunos com a média de 25 alunos por sala de aula. A maioria desses alunos moram em bairros mais próximos da escola e alguns da zona rural.

Apesar de a escola ser pública, possui um excelente atendimento, mesmo não disponibilizando de acompanhante na sala de aula, possui dois alunos com problemas mentais que possuem necessidades especiais.

Durante a visita foi realizada uma entrevista com a professora e coordenadora pedagógica da escola, com as perguntas pré-estabelecidas na orientação geral do trabalho e obtivemos as seguintes respostas:

“Trabalho há doze anos na educação e na Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo há dois anos, sou formada em Normal Superior e Pedagogia, atualmente sou a coordenadora pedagógica da Escola. Considero o planejamento, a hora do brincar, a hora da roda de histórias e o trabalho de socialização das crianças como algumas das atividades ligadas à rotina escolar mais importantes. Gostaria de ter a complementação de um acompanhante na sala de aula para os alunos com necessidades especiais e um refeitório.”

A escola possibilita a aprendizagem até mesmo de normas sociais e através do seu espaço físico pode ensinar também um contato com a natureza.

O ambiente é um agente continuamente presente na vivência humana e é de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com