TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Musica Assum Preto

Pesquisas Acadêmicas: Analise Da Musica Assum Preto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  6.457 Visualizações

Página 1 de 2

Assum Preto

Humberto Teixeira/ Luiz Gonzaga

Tudo em vorta é só beleza

Sol de abril e a mata em frô

Mas assum preto, cego dos óio

não vendo a luz, ai, canta de dor.

Tarvez por ignorança

ou mardade das pió

furaro os óio do assum preto

para ele assim, ai, cantá mió

Assum preto véve sorto

mas num pode avoa

mil vez a sina de uma gaiola

desde que o céu, ai, pudesse oiar

Assum preto, meu cantar

é tão triste como o teu

também robaro o meu amor

que era a luz , ai, dos óios meus.

Assum Preto, de Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira, de estrutura simples. Sua música centra-se no paralelismo semântico e sintático entre o ser humano ignorado pelo seu amor e o pássaro aprisionado. Se destaca pelo ritmo triste e lendo. A presença algumas expressões de cunho regionalista, usadas de forma mais adequadas, para que o compositor consegui-se ser mais enfático e objetivo em suas letras. Emprega esta fala popular do sertanejo, para tornar-se um porta voz deste povo humilde.

Utiliza uma linguagem conotativa, onde faz uma comparação entre os cantos da ave e do eu "lírico". Nesta canção , constatamos a presença de varias expressões populares, com vários exemplos de rotacismo, uso do r em lugar de l: vorta (volta), frôr (flor), tarvezl (talvez). Apócope, perda de fonema(s) no final da palavra: pio(piores), Cantá (cantar), mio ( Melhor), avuá (avoar), aqui percebemos a presença da prótese, acréscimo de fonema no começo da palavra avuá (voar).

Vocalização, transformação de consoante em vogal ou semivogal: óio (olhos), mió (melhor), oiá (olhar). A vocalização na palavra óio, associada à perda da desinência de numero S, que tanto pode ser vista como um solecismo (erro) quanto como uma variação linguística .

Monotongação transformação de ditongo em Vogal: num (não), ignorança (ignorância), furaro (furaram), roubaro ( roubaram). A canção apresenta uma antítese, pois abre a canção com uma imagem de beleza,"mata em frô, sol de Abril, e depois cego dos "óio" num vendo a luz, o pássaro é livre, mas não voa, como não vê, não voa. Voar é símbolo de liberdade, faz uma contradição, pois o pássaro esta impedido de ver a beleza e de estar solto para voar.

Através de sua canção Luiz Gonzaga narrou a vida simples numa linguagem popular, registrando por meio de metáforas simples, as maiores riquezas de uma nação: sua história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com