TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Capitães da Areia

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Sabendo que Jorge Amado tinha apreço pelo comunismo, comente o fato de ter criado um personagem como Pedro Bala para ser filho de um grevista, assassinado pela polícia e como isso explica a posição ideológica do escritor.

O romance capitaes de areia foi escrito em meio sociopolitico marcado pelo duro Governo de Getulio vargas, Estado Novo, durante esse periodo tensão, persiguições e prisoes eram constantes. O autor criou um Personagem como Pedro Bala para ser filho de um grevista assasinado pela policia, para mostrar muitas das malezas que os pobres sofrem enquanto os ricos parecem aproveitar o dia dia, e para mostrar que os pobres devem lutar pelos direitos de igualdade. Além do mais Jorge Amado usava sua literatura como um reflexo as atitudes polítcas, deixando bem claro seu apoio ao comunismo. O autor mentiona as lutas socias, como o direito a greve, mostrando falta de igualdade social e disigualde sendo o motor da violência. E como a vida do pobre não é valorizada. O motivo pelo qual os capitaes da areia fazem atos de violencia nada mais e para melhoras de condições de vida.

Durante a visita das meninas ao candomblé no capítulo Docas, o leitor tem acesso a uma previsão feita pela … Que previsão é essa? Como se pode analisá-la sob a esperança da classe social baixa? O leitor tem acesso a previsao de Omolu que mais cedou ou mais tarde a miseria dos pobres teria um fim. Esta previsao da altas esperanças para a classe baixa de que a desigualdade e pobreza iriam acabar.

Comente a dualidade de caráter do líder dos capitães da areia após ter tido a relação com a negrinha. O lider dos capitaes da areia apos ter tido a relaçao com a negrinha era que ele havia satisfazido o seu desejo mas por outro lado, sentiu desespero pela sua realidade, raiva da cidade rica, e pena da menina que tambem era apenas uma criança, como ele.

No capítulo "Averntura de Ogum" o leitor vê outra faceta da personalidade de Pedro Bala. Comente a afirmação do menino levando em conta:

A reação de Pedro Bala ao saber o que tinha acontecido

Pedro Bala ia pouco aos candomblés, como pouco ouvia

as lições do padre José Pedro. Pedro bala indignou-se pois ficou chocado ao realizar que os pobres não podiam nem ter sua fé e não concordava que a justiça divina fosse compensar a injustiça que os pobres viviam na terra.

Sua relação com as figuras religiosas presentes na narrativa

Sua relação é que ele quer a estátua por interesse, para cumprir as tarefas, não porque acredita, mas também porque tem fé.

5. Através desse episódio vemos uma característica marcante da cultura baiana e também brasileira, o sincretismo religioso.

Defina o que significa essa expressão

O sincretismo religioso é uma junção de diversas religiões e doutrinas com suas características e costumes.

Explique como ela é exemplificada ao longo da trama

Por exemplo quando Pirulito sente que Deus é amor, puro, bom e perdoa mas também acha que Deus nao é justo, é castigador, condena ao inferno.

De motivos que esclarecam o surgimento desse traço cultural

primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil e trouxeram os escravos africanos, que, em contato com a população nativa do Brasil (os indígenas), disseminou os seus costumes, rituais e tradições, juntando varias crenças religiosas em uma só doutrina.

6. O episodio ocorrido com o Professor revela ao leitor uma informacao sobre o futuro do menino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com