TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Do Livro "O Alienista"

Casos: Análise Crítica Do Livro "O Alienista". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  14.343 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO “O ALIENISTA”

O livro “O Alienista” nos mostra com o personagem Dr. Bacamarte, como o homem pode deixar de lado a família e amigos para somente se dedicar aos estudos, tendo como objetivo o reconhecimento profissional, pois este poderia lhe trazer fama, riqueza e um lugar na história.

A obra literária se passa em uma época em que as mulheres eram criadas para serem boas donas de casas, ou seja, tratar bem os seus maridos, gerar bons filhos e cuidar bem de suas moradias. Nisto se caracterizava a vida de D. Evarista, mulher do Dr. Bacamarte, que infelizmente não gerou filhos, colocando o fim na geração dos Bacamartes. Nisso o objetivismo do médico usado para até para se casar fracassou e resultou também mais ainda a dedicação do médico pela a ciência.

Na história, Simão Bacamarte tenta buscar a cura para a loucura, fundando assim A Casa Verde, mas isto acaba lhe prejudicando mentalmente. Isto leva a pensar aos casos de pessoas que acabam se dedicando demais em determinado assunto em sua área de trabalho que resulta na prejudicação de seu bem estar pessoal.

No livro, a população de Itaguaí demonstra insatisfação com as atitudes do Dr. Bacamarte, formando um grupo chamado de “Canjicas”, em que provocam uma rebelião para lutar pelos seus ideais. Esta característica da população lutar pelos seus direitos está presente até os dias de hoje, mas principalmente nos jovens.

Simão Bacamarte é um exemplo de pessoa que segue o cientificismo, isto é, tudo pode ser explicado pela ciência e tem razão como base. Através disso quer chegar à cura da loucura.

O escritor do livro, Machado de Assis, usa o termo “alienista” para se referir a Bacamarte, pois a palavra significa aquele que trata de alienados e também a pessoa que trata de pessoas que não têm ou que perderam sua identidade, ou que vivem num estado em que se tornaram alheios a si mesmos, a si próprios, em um estado em que não são responsáveis plenamente por seus atos. E esta é a principal funcionalidade do Dr. Bacamarte na Casa Verde.

Portanto, a obra literária “O Alienista” mostra-nos que a dedicação a determinados assuntos, pode-se tornar obsessivo e que no século passado presenciamos situações em que vimos à racionalidade mover milhões de pessoas para atitudes totalmente irracionais e descomunais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com