TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro O Alienista

Por:   •  25/9/2016  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

Wanderley Casarim         RA 4448386                        1º Semestre de Psicologia

AEMS - Faculdades Integradas de Três Lagoas

Resenha do Livro:          “O Alienista “

Autor:        Machado de Assis

O livro em suas 64 páginas, conta a história de Simão Bacamarte, um ilustre morador da cidade de Itaguaí que se tornou um renomado Médico formado no exterior, e que em seu retorno a cidade natal no interior do Estado do Rio de Janeiro, resolve intensificar suas pesquisas no campo da psiquiatria, propondo as autoridades locais a abertura de uma casa para tratamento e estudos nesse campo da medicina ainda pouco explorada no Brasil, a psiquiatria.

Uma vez estabelecido na cidade de Itaguaí e desejando criar raízes, decide se casar e para tal escolhe D. Evarista, uma viúva desprovida de atrativos físicos, mas que aos olhos clínicos de Simão Bacamarte era saudável e, portanto, seria capaz de lhe dar filhos igualmente saudáveis gerados geneticamente com enorme potencial de inteligência e possibilidades de prosseguir seus trabalhos e suas pesquisas cientificas.

Usando de seu prestigio e influência na Corte, o psiquiatra inicia as suas pesquisas, enumerando as inúmeras doenças mentais, comportamento, sinais e sintomas, mas para esse passo inicial foi necessário a construção de um local apropriado, nasce ai a Casa Verde, uma casa de repouso, a qual assim disfarçada abrigaria suas atividades cientificas.

Um casarão luxuoso, onde eram recolhidos os loucos da cidade e arredores, que antes eram encarcerados em suas casas e então o Dr. Bacamarte inicia as internações, para as suas pesquisas, desta forma começa a observar os costumes de cada pessoa e aos poucos começa a internar  moradores da cidade, pessoas completamente lúcidas que são recolhidas à força para a Casa Verde, sem nenhuma justificativa, todos que passaram a contestar o tratamento utilizado pelo médico e as internações forçadas, também são internados, incluindo autoridades, políticos e chegando ao ápice com a internação da própria esposa sobre a qual alegou insanidade pela simples dúvida em escolher entre dois colares a serem usados em um baile.

Com o tempo o médico leva uma vida abastada, fica rico, porém não consegue ter filhos, Simão Bacamarte, é um homem frio, que em nome da ciência, comete todo tipo de desmando, acreditava que qualquer atitude de uma pessoa poderia ser indicio de um tipo de doença mental ou psicose.

O final é surpreendente e nos faz rever conceitos, entre o sarcasmo narrativo e as situações apresentadas resta uma grande dúvida, quem é louco de fato e quem é normal?

Simão Bacamarte chega a sua última atitude por mim entendida como insana e se tranca na Casa Verde a contragosto dos amigos e da esposa com a finalidade de estudar seu próprio comportamento, ficando ali recluso, por dezessete meses culminando na morte do mais ilustre personagem da cidade de Itaguaí.

A Leitura do livro nos traz a oportunidade de refletir, desconfiar, mudar de opinião, rever conceitos, enfim é uma deliciosa viagem histórica no cenário do século XIX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com