TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica - Roberto Schwarz

Por:   •  6/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Roberto Schwarz – Análise crítica: “A carroça, o bonde e o poeta modernista”

Fórmula fácil, tal facilidade melhor se desdobra em simplicidade (elogio a fazer a poesia).

Teses críticas: argumento, ponto de vista

Poesia de Oswald de Andrade é aquilo a que se contrapõe, daí tese crítica uma coisa funcionava para se contrapor ou enfrentar essa outra. Combatem esoterismo se desdobra na bruma obsoleta, antidemocrática e fraudulenta.

Fácil e simples fala da poesia do Oswald, simplicidade serviria à tese crítica e, portanto, certa expectativa de que este outro canto das coisas pode ser dissipado.

Poema relacionado ao contexto: contexto burguês, industrial.

No antidemocrático há relação com o contexto.

Fácil e poeticamente eficaz Poesia do Oswald se remete a questões obsoletas, antidemocráticas, principalmente percebe que entra em jogo o poema de Mário em relação ao contexto, burguesia, indústria, obsoletas.

Lênin, quando as coisas se dissiparem e não se tiver mais o irracionalismo e complicação e houver organização social sem segredo. Haverá simplicidade.

Simplicidade está reconhecida na poesia, a linguagem, na forma.

Materialista: vocabulário Marxista, voltou a ideia de que na facilidade e simplicidade se satisfaz.

Potencial materialista e rebelde na simplicidade.

Simplicidade: bruma, obsoleta, antidemocrática = não são simples

Simplicidade: objetivo de dissipar tudo isso e preparar a potencialidade rebelde não só da imagem e trazer para o Estado.

Organização social sem segredo = potencial das imagens

Vontade de que a arte perca autonomia, romper fronteira entre arte e vida, dissipar tudo isso, antidemocrática, obsoleta, bruma.

Brecht, organização/forma, vocabulário reduzido, simplicidade.

Ponto central do texto: conflito. De que forma organizar a matéria: ponto de vista social, de forma geral. Forma de como organizar uma matéria conflituosa, há um progresso e um atraso, ponto adicionado, um pouco de cada em cada um, contaminação: Brasil burguês versus Brasil Colônia.

Brecht, atualiza a literatura, contrariando a idolatria de cunho pessoal na invenção artística.

“Carroceiro” hierarquia de violências contidas que desaguam no chicoteamento, ressoa na idolatria de cunho pessoal e não no despojamento das palavras no cru.

Comparar: dizer as diferenças dá uma força a comparação. Lenin – Brecht – Oswald de Andrade.

Levar em consideração: há diferenças entre os três, mas aproxima-os e chama atenção para aproximação feita sob simplicidade, organização estética ou política.

Organização estética: horizonte comum, contextos também. Antigo Regime = crise geral da ordem burguesa e pelas perspectivas radicalmente democráticas e antitradicionalistas aberta pelo progresso industrial.

Organização política: forma expectativa em algo que é estético, mas que tem potencial e que não deixa de ser político, antidemocrático (Oswald de Andrade).

Existia uma expectativa: futuro democrático, não fraudulento, racional, sem nenhuma idolatria de cunho pessoal. A expectativa não se cumpre.

Energia dissipada pela forma.

O que é ideologia?

A ideologia oferece uma verdade que não é, encobre. Discurso que esconde a realidade, ou seja, que oferece uma concepção do que seria uma realidade como uma espécie de verdade, traz em si uma inverdade como se ela fosse verdade geral.

Adorno: ideologia, mentira não está na aspiração, há que bom seria... mente quando diz que já se realizou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com