TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de texto

Seminário: Análise de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Analise Textual

Tudo o que fazemos significa algo para alguém.

- Linguagem: capacidade humana de estabelecer comunicação, seja por gestos, sons, palavras, sinais, símbolos, etc. Serve pararepresentar conceitos, ideias, sentimentos, significados e pensamentos.

- Língua: conjunto de palavras e expressões usadas por uma comunidade, munido de regras próprias organizadas em um sistema (agramática da língua). Também chamado código. É uma necessidade de comunicação dentro de uma comunidade para que as pessoas consigam transmitir ideias.

A fala é anterior à escrita. A escrita é adquirira,portanto mutável. Quando falo a exigência é menor porque podemos corrigir na hora, enquanto a escrita é permanente.

A língua falada, por se desenvolver espontaneamente, é caracterizada pela hesitação,pela economia linguística, repetição, pausas na voz, etc.

A escrita é mais durável, podendo ser lida e reproduzida, dispensando a presença física do autor. Tem a capacidade de se transferir de um meiopara outro, tendo como função central o registro da língua, para difusão de informações e a construção de conhecimentos. É intensão da escrita a produção de textos para leitura.

Nós registramos alíngua de maneiras variadas dependendo de quem irá ler/ouvir a mensagem produzida por diversos motivos: nível de compreensão daquele que irá receber a mensagem, a situação que determina o nível deformalidade/informalidade a finalidade da comunicação, etc.

- Variação linguística: é a diversificação da língua em virtude da diversidade de costumes e falantes que uma língua possui.

- Variaçõesregionais: varia de acordo com a localização regional de uma comunidade linguística

- Variedades sociais: são as diferenças na fala/escrita de acordo com a identidade do falante e seu nível de letramento.Na variação social temos diferenças no vocabulário, na ortografia e na concordância.

Texto: temos um texto toda vez que representamos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com