TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Conto o Ahogado Mas Hermoso Del Mundo

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Vales do Jequitinhonha e Mucuri[pic 1][pic 2]

Literatura Estrangeira I/Espanhol

Professora: Juliana Leal

Análise do conto O Ahogado Mas Hermoso Del Mundo

Por: Juliene Reis

O realismo maravilhoso floresceu nas décadas de 50 e 60, representando o boom na literatura latino-americana. Essa nova forma de narrativa determina o reconhecido dos hispano-americanos no cenário internacional da literatura global, tanto de publico quanto de crítica, sendo considerada por SCHOLLHAMMER, a superação da crise do romance ocidental através da revitalização da narrativa.

Segundo Karla Pereira, o nome central na divulgação do realismo mágico ou maravilhoso no meio literário foi o escritor cubano, Alejo Carpentier, sendo ele o primeiro a fazer referencia ao realismo mágico, no prólogo do romance El reino de este mundo e posteriormente rebatizando o realismo mágico como real maravilhoso. Percebe-se que essa denotação real maravilhoso tem tudo a ver com essa nova modalidade realista hispano-americana, pois nos leva a compreensão de  algo para se olhar com intensidade, admirável, inabitual, não humano, sem explicação racional. Carpentier também foi um dos primeiros a escrever criticamente sobre a historia da América, preocupando-se em escrever a história latino-americana com todas as suas contradições, convidando assim , outros escritores latinos a redescobrir e resgatar a cultura de continente que seguia resistindo ao colonialismo.

A principal característica dessa nova literatura é a renovação da linguagem, infundindo o universo mágico à realidade, mostrando elementos irreais ou estranhos como algo habitual e corriqueiro, combinando o mítico com a realidade existente no contexto histórico-social do continente latino-americano, denunciando assim, o sofrimento advindo dos problemas sociais e políticos daquele povo.

Além de Alejo Carpentier, vários outros escritores produziram grandes obras pertencentes ao realismo maravilhoso, dentre eles Gabriel Garcia Marques e é sobre um conto de Marques, O Ahogado mas Hermoso del Mundo, pertencente a esse movimento que passarei a discorrer.

Nesse conto podemos observar claramente as características do realismo maravilhoso, pois a história se passa em um pequeno povoado, tendo como personagens centrais os habitantes do povoado e o afogado que apareceu na praia. O conto retrata a realidade aquele povoado de pessoas pobres e simples que ao encontrar um afogado de tamanho descomunal, dedicam-se de corpo e alma a proporcionar  um funeral digno de “rei’ aquele morto.

O interessante desse conto é que sem saber de onde era o afogado, sem conhecê-lo, criam para ele um nome (Esteban), uma história, uma identidade. Tratam o cadáver como se fosse um ente querido, choram por ele, se preocupam em perder o privilegio de fazer o funeral, trouxeram-lhe flores, divulgaram a notícia e contagiaram os povoados vizinhos a tal ponto que estes se dispuseram e se sentiram privilegiados de participar do funeral. Outro ponto interessante do conto é que todos se uniram em um mesmo ideal. Ruas, casas e pessoas foram transformadas para eternizar a memória do afogado. Fizeram de Esteban  uma parte deles mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com