TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENCANTADO MUNDO DOS CONTOS DE FADA

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

ENCANTADO MUNDO DOS CONTOS DE FADA

I. IDENTIFICAÇÃO

Instituição Campo de Estágio: Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas

Público Alvo: Maternal A, Maternal B, Jardim I A, Jardim I B, Jardim II A, Jardim II B, 1 Ano, 2 ano, Equipe diretiva, Secretarias, e aos demais funcionários da escola.

Carga Horária: 3 Horas

II. JUSTIFICATIVA

Esse projeto pretende resgatar os contos de fadas, buscando também estimular o gosto pela leitura o encantamento do mundo de faz de conta, buscando com que as crianças vivenciem uma situação concreta para os proporcionar emoções e vivencias significativas. Aproveitando a história para trabalhar valores e assim refletir sobre suas ações.

Como educadores vivenciamos a realidade de muitas crianças que não tem acesso a esse momento do faz de conta, assim com esse projeto poderemos lhe proporcionar momentos de diversão e alegria e muito aprendizado e pensando nisso refletimos sobre os valores incutidos nos contos de fadas. Usaremos a fábulas, brincadeiras para transmitir aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável.

II. OBJETIVOS

Objetivo Geral        

Estimular a criatividade promovendo valores, desenvolvendo no aluno o gosto da leitura estimulando o senso crítico e a criatividade, resgatando a importância do conto de fadas no mundo das fantasias buscando soluções para o mundo real, podendo expressar sentimentos e emoções, dramatizando historias através da linguagem corporal, expressões orais e musicais.

Objetivos Específicos

  • Ampliar o universo das histórias infantis;
  • Desenvolver oralidade e habito de ouvir com atenção;
  • Desenvolver imaginação e raciocino;
  • Desenvolver atividades de formas lúdicas, propiciando momentos de interação e lazer.
  • Instigar o trabalho em equipe;
  • Estimular inserção da hora do conta no âmbito da educação infantil;
  • Despertar a curiosidade e o gosto pelo conto de fadas;
  • Desenvolver a socialização;
  • Desenvolver nas crianças um espirito sensível as manifestações artísticas;

III. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Acredita-se que os contos de fadas são de grande importância na educação infantil, pois através deles a criança tem um amplo campo de desenvolvimento, refletindo positivamente na formação durante a educação infantil, sabemos que é nesse momento que as crianças abrem suas mentes tendo uma grande imaginação; podendo nós como pedagogos tornar esse momento prazeroso e com grande teor de aprendizagem.

        A fantasia dos contos de fadas consegue fazer despertar valores morais e religiosos incutidos nele. Na concepção de Bettelheim (1980, p. 16):

Os contos de fada têm um valor inigualável, conquanto oferecem novas dimensões à imaginação da criança que ela não poderia descobrir por si só. Ainda mais importante: a forma e a estrutura dos contos de fadas sugerem imagens à criança com as quais ela pode estruturar seus devaneios e com eles dar melhor direção à sua vida.

De acordo com essa perspectiva os contos de fadas oferecem as crianças algo que elas não descobririam por si só, são valores incutidos neles, de muita importância para sua vida, nessa fase o ouvir histórias é uma possibilidade real de aprendizagem que deve ser aproveitado ao máximo. A contação de contos é um dos melhores elementos básicos na formação das crianças trazem consigo o prazer, a emoção ajudando até mesmo resolver conflitos internos. Contudo afirma-se que é imprescindível saber contar histórias, é essencial que saiba narrar, mergulhar em uma fantasia de um mundo paralelo e, acreditar que você participa do conto.

Acredita-se que, em especial na Educação Infantil, as histórias devem fazer parte da rotina do planejamento do educador, pois é recurso pedagógico fundamental que trabalhado de forma adequada, ajuda as crianças a resolverem as situações encontradas.

A partir disso, pensou-se em discutir sobre o uso do gênero Contos de Fadas para o desenvolvimento dos valores morais das crianças pequenas. Oliveira (1994; p.46) defende que os contos facilitam a compreensão das características humanas e a convivência social.

A literatura infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide as (os) personagens em boas (bons) e (ou) más, belas (belos) ou feias (feios), poderosas (poderosos) ou fracas (fracos), etc., facilita a compreensão da criança acerca de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social.

Bettelheim (1980) assinala que as crianças, através da utilização dos contos de fadas, aprendem sobre problemas particulares dos seres humanos e sobre suas soluções. É também através deles que a herança cultural é comunicada às crianças, contribuindo para a sua educação moral. Por fim, a Literatura Infantil é um recurso pedagógico que pode favorecer o desenvolvimento infantil e propiciar a conquista de estágios mais avançados do juízo e da ação moral.

Logo, os contos de fadas ainda influenciam no processo do desenvolvimento das crianças, favorecendo o resgate de valores como, por exemplo, o respeito ao ser humano. Entretanto, é preciso que as crianças se envolvam na história, permitindo o resgate de verdadeiros significados, podendo se identificar com os personagens, a fim de compreenderem que nem sempre as pessoas e/ou situações são agradáveis.  Para isso, é fundamental que o educador selecione temas que oportunizem uma discussão moral na sala de aula, além de usar a criatividade e o interesse para realizar essa atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (321.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com