TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise estrutural

Relatório de pesquisa: Análise estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERÍSTICAS DA OBRA

A obra é constituída por um prédio de sete andares mais o térreo, executada em concreto armado, paredes de fechamento em alvenaria tradicional revestida com chapisco, emboço e reboco, internamente e externamente.

REFERÊNCIAS:

Para efeito de análise, baseou-se :

a) Nas seguintes Normas:

- NBR 6118/2003 - Projeto e execução de obras de concreto simples, armado e protendido

- ISO 10545 e 13006 – Metodologias de Ensaio e Especificação

- NBR 8214 – Assentamentos Cerâmicos

b) Vistoria na obra realizada em 10 de novembro de 2014;

PROCEDIMENTOS: Inspeção Visual

Foi realizada primeiramente uma inspeção visual preliminar na parte externa da obra para identificar o aspecto geral da obra.

Na seqüência fez-se uma inspeção nas salas comerciais, escritórios e consultórios, cujo seus proprietários permitiu o acesso, para identificar os problemas individuais na unidade.

Análise Estrutural

Foi executada uma análise do projeto estrutural, devido a existência de fissuras nas alvenarias executadas sobre algumas vigas em balanço projetadas.

Definidos os procedimentos, segue, relato dos aspectos irrelevantes constatados durante a inspeção visual da obra, análise estrutural para verificação do balanço existente na estrutura, assim como conclusões e sugestões para solução dos problemas detectados.

VISTORIA Inspeção Visual

Realizou-se a primeira parte da vistoria no lado externo do edifício, onde temos uma vista geral da fachada frontal . Podemos constatar conforme registro que externamente não se observa manchas de umidade em nenhum ponto da fachada.

Análise Estrutural

Foi executada análise estrutural utilizando o programa computacional SAP90, modelando a estrutura com elementos de barra para representar vigas e pilares. A modelagem estrutural apresenta como resultados os esforços e os deslocamentos em cada elemento. O objetivo desta análise é comparar os deslocamentos calculados com os permissíveis em norma, na região do balanço, para verificar sua influência nas fissuras existentes. Em balanços, a norma brasileira permite um deslocamento de até 1/1000 do vão, ou seja, para um vão de

150 cm é permitido um deslocamento de até 0,15cm (1,5mm), sendo que a análise indicou que nenhum elemento do balanço atingiu este deslocamento, portanto, as deformações do balanço estão dentro do limite permitido por norma.Os resultados foram satisfatórios, concluí-se que a obra obedece aos limites impostos pelas normas brasileiras. Convém salientar que o prédio não apresentava na data da vistoria outras patologias que não as do balanço que caracterizassem patologias estruturais mais graves, tais como recalques diferenciais evidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com