TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas Literarias

Por:   •  11/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLAS LITERARIAS

1° TROVADORISMO: Foi a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa, de todas que se tem registro. Surgiu no século XII, na Idade Média, período em que Portugal estava se tornando uma nação, fundava-se na produção de cantigas, sendo elas: de Amor (lámurias por um amor inalcançavél), de Amigo (eu lirico feminino, normalmente em primera pessoa, que lamentava a distancia que se encontrava seu ''amigo"), de Escárnio (sátiras indiretas, carregadas de ofensa e duplo sentido) e de Maldizer (sátiras diretas, grosseiras e extremamente ofensivas).

Principal autor: Dom Dinis (Rei de Portugal).

2° HUMANISMO: Iniciado na Europa, ao fim do século XVII. Rompia com a forte influência da Igreja e de todo o pensamento religioso da época, o homem passa a ser o centro de interesse. O pensamento racional e o ateísmo começam a ganhar força. Prosa destinada a nobreza.

Principais autores: Francesco Petrarca, Gil Vicente.

3° RENASCIMENTO: período literario entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália e se difundiu pela Europa. Se tornou um momento de revalorização da cultura, gerando acontecimentos artísticos e culturais marcantes.

Principais autores: Camões, Dante Alighieri, Miguel de Servantes, Sheakespeare.

4° CLASSICISMO: movimento cultural que resgatava elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Na literatura, o classicismo ocorreu em todo o período do Renascimento Cultural, com enfase no século XVII, ainda na Europa. Essa onda de valorização da antiguidaade classica, trazia metricas perfeitas com muito rigor na escrita, universalismo (salvação divina), versos decassilabos e aperfeiçoava os Sonetos.

Principais autores: Francisco Sá de Miranda, Fernão Mendes Pinto, Bernardim Ribeiro.

5°QUINHENTISMO: ocorreu em 1500 e retrata a ''descoberta'' do Brasil. Dizem ser a primeira manifestação literária no país e servia para relatar o que estava acontecendo na época, por isso ganhou o nome de "literatura de informação". Fato marcante e importante para tal foi a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Principal autor: Padre José Anchieta.

6° BARROCO: estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música nos século XVII e XVIII. Apoiado pela igreja católica, todo o rebuscamento presente na escola literaria, era reflexo dos conflitos dualistas assuntos antropocentristas e teocentristas, como o terreno e o celestial,pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista. Obra relevante foi Prosopopéia de Bento Teixeira. Aqui no Brasil, começou a ser produzida em meados de 1601.

Principais autores: Padre Antônio Vieira, Manoel Botelho de Oliveira, Gregorio de Matos.

7°ARCADISMO: foi o próximo movimento a se expandir pelo continente europeu, ainda no século XVIII. Ficou conhecido também como Neoclassicismo. Surgiu durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos, o que gerou muitas satiras de cunho politico, porém o as produções tinham o foco voltado para a valorização da vida bucólica (rural, campestre) e da natureza.

Principais autores: Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixot

8° ROMANTISMO: ao final do século XVIII, iniciou-se uma das mais marcantes escolas literarias, o romantismo. Aqui no Brasil foi de 1836 até 1881, o movimento foi fortemente inflenciado pelas questões politico-sociais da época, principalmente pelas revoluções e pela difusão das ideias iluministas. Podemos dividir o romantismo em três fases:

1. Indianista: resultante da recente idependencia do país, essa fase do romantismo é carregada de nacionalismo. Trazendo um enfase na cultura indigena, onde a figura do indio tinha o protagonismo.

Principais autores: Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias

2.ultrarromantica: essa fase se destaca por sua enorme quantidade de pessimismo, intensidade e melancolia. Os autores demonstravam descontentamento com a vida e um verdadeiro apreço morte. E por estarem em frequente sofrimento,  procuravm de qualquer maneira o escapismo, na maioria das vezes através do alchool.  Foi a fase mais exacerbada e sombria das três

Principais autores: Alvarez de Azevedo e Casimiro de Abreu

3. Condreira: tem esse nome em relação ao Condor (ave que voa sobre tudo),é a fase do grito pela liberdade, da critica social, principalmente na luta abolucionista. A obra de maior impacto da época foi o Navio Negreiro.

Principais autores: Castro Alves, Sousândrade e Victor Hugo

9° REALISMO: iniciado logo após o romantismo, ainda no século XIX, o movimento tinha forte contexto histórico, acompanhava a consolidação da burguesia com o crescimento da cafeicultura, recebia a influência do pensamento positivista e das ideias de Darwin e Marx, além de ser época de abolição da escravatura e de proclamação da republica. Os escritores realistas, adotam uma visão positivista para suas produções,com intenção de mostrar o mundo de um modo mais real e coerente, como observavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com