TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Literárias

Por:   •  27/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

A origem da literatura escrita em português iniciou-se, obviamente, em Portugal.

Os estilos literários marcavam a forma como os escritores se expressavam e esses estilos estavam, muitas vezes, em conformidade com o período histórico da época.

A literatura de Portugal surgiu no século 12. Os primeiros estilos foram o trovadorismo, uma forma de poesia cantada, o humanismo, marcante principalmente na obra escrita para o teatro por Gil Vicente, e o renascimento, presente no poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões.

A partir do ano de 1600, os escritos literários começaram a aparecer no Brasil.Abaixo uma lista dos principais estilos literários e suas características:
 
Estilo Barroco – Com linguagem extravagante, este estilo é carregado de metáforas, ou seja, tenta dizer uma coisa utilizando outras palavras, também apresenta paradoxos, que são contradições lógicas e antíteses, que são ideias opostas que mostam conflitos entre a alma e o corpo. Destaque: Gregório de Matos, conhecido como Boca do Inferno. Foi Considerado o primeiro grande lírico nacional, sua poesia é dividida em lírica, sacra e satírica.

Arcadismo – Forte ligação com a razão. Destaques: Tomás Antonio Gonzaga (Cartas Chilenas, Liras a Marília de Dirceu), Cláudio Manoel da Costa (Obras, Vila Rica), José Basílio da Gama (O Uraguai), Frei José de Santa Rita Durão (Caramuru).

Realismo – Ideologias voltadas às causas sociais e à critica aos valores burgueses. Destaques: Raul Pompéia (O Ateneu) e a fase madura de Machado de Assis (Memória Póstumas de Brás Cubas, Dom CasmurroEsaú e Jacó eMemorial de Aires).

Naturalismo – Surgiu durante o realismo com características semelhantes. O estilo é mais explícito em críticas e ideologias. Destaque: Aluízio de Azevedo (O Mulato, Casa de pensão), autor de O Cortiço.

Parnasianismo – Era contrário ao realismo e ao naturalismo. Para esses escritores, o importante é a arte pela arte. Destaques: a tríade de poetas Olavo Bilac (A Sesta de Nero e O Incêndio de Roma, O caçador de esmeraldas), Raimundo Correa (Sinfonias) e Alberto de Oliveira ( Vaso Grego).

Simbolismo - Inspirado em obras francesas. Aborda a espiritualidade com valores simbólicos. Destaques: João da Cruz e Sousa (Missal e Broquéis) e Alphonsus de Guimaraens (Setenário das Dores de Nossa Senhora, Dona Mística).

Pré-modernismo - Obras com influências da inovação. Divide-se em dois: prosa e poesia. Destaques: Augusto dos Anjos (Eu), Euclides da Cunha (Os sertões) e Lima Barreto (Triste fim de Policarpo Quaresma), Monteiro Lobato ( criador do Sítio do Pica-pau Amarelo e do Jeca Tatu).
 
Modernismo – Mostra a linguagem cotidiana, a liberdade e, principalmente, a brasilidade. Destaques: Mário de Andrade (“Clã do Jabuti” e “Remate de males”), Oswald Andrade (Serafim ponte grande 
Memórias Sentimentais de João Miramar), Carlos Drummond de Andrade (as impurezas do branco, amor amores), Cecília Meireles (Romanceiro da Inconfidência” (poesia)
“Ou isto ou aquilo), Graciliano Ramos (São Bernardo e Angústia), Jorge Amado (Dona Flor e seus Dois maridos e Gabriela cravo e canela), Erico Verissimo (Clarissa e O prisioneiro), José Lins do Rego (“Menino de Engenho”, “Usina”) , Rachel de Queiroz ( O Quinze; As Três Marias), João Guimarães Rosa (Magma e corpo de baile), Clarice Lispector (a hora da estrela e perto do coração selvagem) e João Cabral de Melo Neto (Pedra do sono e o engenheiro) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com