TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções da Linguagem

Por:   •  31/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 3

Funções da Linguagem

As funções de linguagem, concebida  pelo linguista russo Roman Jackobson, são seis: Referencial, Metalinguística, Poética, Expressiva, Apelativa e Fática. Essas funções são recursos utilizados pelo emissor  (aquele que envia a mensagem, pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas), ou destinatário/receptor  (é aquele a quem a mensagem é endereçada, um indivíduo ou um grupo). Esses recursos podem ser utilizados pelo emissor para reforçar algum elemento linguístico com o objetivo de facilitar a compreensão do destinatário/receptor. Cada uma dessas funções se refere a um dos fatores essenciais que sustentam o ato de comunicação verbal. Esses fatores podem ser mais explicados abaixo:

Função Referencial

A função referencial é a mais utilizada em nosso dia a dia.  O objetivo dessa função é transmitir ao interlocutor dados da realidade de forma direta e clara. é a função da informação.

Nesse tipo de texto a mensagem está centrada no referente, ou seja, naquilo que se fala, geralmente são escritos em terceira pessoa, singular ou plural, predominando a linguagem denotativa.

São exemplos da função Referencial textos de caráter científico e jornalisticos.

“O Superior Tribunal de Justiça chegou a uma decisão sobre uma polêmica antiga no mercado imobiliário: a discussão sobre quem deve pagar a comissão do corretor na operação de venda de um imóvel novo.”

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/08/stj-decide-quem-compra-imovel-na-planta-paga-o-corretor.html

Função Metalinguística

        A função Metalinguística está centrada no código, nela,  o código é utilizado para falar sobre o próprio código, analisando-o e explicando-o.

Esta última função está presente principalmente em dicionários. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias, artes plásticas, histórias em quadrinhos, tirinhas e outras.

[pic 1]

A metalinguagem também pode estar presente nas tirinhas e nas histórias em quadrinhos

Dicionários

Embora o meu vocabulário seja voluntariamente pobre – uma espécie de Brasileiro Básico – a única leitura que jamais me cansa é a dos dicionários. Variados, sugestivos, atraentes, não são como os outros livros, que contam a mesma estopada do princípio ao fim. Meu trato com eles é puramente desinteressado; um modo disperso de estar atento... E esse meu vício é, antes de tudo, inócuo para o leitor.

Na minha adolescência, todo e qualquer escritor se presumia de estilista, e isso, na época, significava riqueza vocabular... Imagine-se o mal que deve ter causado a autores novos e inocentes o grande estilista Coelho Neto; grande infanticida, isto é o que ele foi.

Orgulhávamo-nos, como das nossas riquezas naturais, da opulência verbal de Rui Barbosa. O seu fraco, ou seu forte, eram os sinônimos. Recordo certa página em que ele esbanjou seus haveres com as pobres mulheres da vida, chamando-as de todos os nomes, menos um.

(QUINTANA, Mário. Caderno H. Porto Alegre: Globo, 1983. p. 176.)

Corretagem - Refere-se tanto à comissão cobrada pelo corretor, como ao contrato pelo qual uma pessoa obriga-se a obter negócios para seus clientes com terceiros com os quais não esteja ligada por mandato, prestação de serviço ou outras relações de dependência.

HTTP://NEWS.GAMAMALCHER.COM.BR/GLOSSARIO/83/CORRETAGEM

Função Poética

A função Poética tem como principal característica o uso da linguagem figurada, rimas e outras, o emissor preocupa-se com a forma com que a mensagem será transmitida, escolhendo palavras, expressões, figuras de linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (299.4 Kb)   docx (144.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com