TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Historia

Monografias: Atps De Historia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Diversos são os jogos que contribuem para a educação e no desenvolvimento infantil. Dada esta diversidade identificamos elementos que se diferem de uma situação para a outra.

Em alguns jogos percebemos as regras como elemento principal. Em outros teremos a interação como elemento de contribuição para o desenvolvimento da criança. O imaginário infantil é outro elemento existente em algumas situações de jogo, como o faz-de-conta, por exemplo.

O brinquedo é entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, o brinquedo educativo materializa-se no quebra cabeça, destinado a ensinar formas ou cores, nos brinquedos de tabuleiros que exigem a compreensão do número e das operações matemática, nos brinquedos de encaixe, que trabalham noções de seqüência, de tamanho e de forma, nos múltiplos brinquedos e brincadeiras.

Se a criança esta diferenciando cores, ao manipular livre e prazerosamente um quebra cabeça disponível na sala de aula a função educativa e lúdica estão presentes. No entanto se a criança prefere empilhar peças do quebra cabeça, fazendo de conta que esta construindo um castelo, certamente está contemplada o lúdico, a situação imaginaria, a habilidade para a construção do castelo, a criatividade.

A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influencia de parceiros bem como a sistematização de conceitos.

Alem de serem divertidos, os jogos podem ter um cunho educativo, suas atividades auxiliam os alunos em muitos sentidos como na socialização, comportamento, individual e coletivo, coordenação, vocabulário, entre outros elementos.

Também diante das novas habilidades adquiridas pelas crianças com os acessos a jogos e avanços tecnológicos, ficara como uma função da escola saber dominar e contornar essas habilidades, procurar fazer com que o aluno passe a usá-los inteligência.

Fica claro a necessidade de uma preparação melhor dos professores e das escolas com relação aos jogos e a tecnologia, que tem um leque imenso de jogos educativos a favor do aluno. O professor em primeiro lugar estará desempenhando melhor seu papel de mediador da aprendizagem significativa e motivadora, em segundo lugar estará ajudando o aluno em suas dificuldades especificas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com