TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Com Roda de Conversa Sobre o Que é Educação Física?

Por:   •  2/4/2020  •  Ensaio  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

CONTEÚDOS (1º semestre)

FEVEREIRO

1º: Aula com apresentação da professora e roda de conversa sobre as vivencias dos alunos sobre brincadeiras e o que eles esperam em vivenciar em Educação Física. Após houve uma sondagem sobre alimentação saudável a partir de desenho.

2º: Aula com roda de conversa sobre o que é educação física? (sondagem). Em seguida houve alongamentos e aquecimentos.

Em seguida, houve a realização da atividade de reconhecimento do espaço físico da quadra e as figuras que as compõe. Em outro momento foi realizado atividades de desenvolvimento motor (minicircuito). Ao final conversa sobre as atividades e observação sobre legal e ruim na realização das atividades, explorando o assunto sobre Quais movimentos nosso corpo é capaz de fazer?, Quais movimentos cada parte do corpo pode realizar? e como podemos realizar tais movimentos partindo de uma consciência corporal? e Como nosso corpo obtêm energia para o seu funcionamento?

3º:Aula com roda de conversa sobre a aula anterior e as atividades que serão realizadas. Em seguida houve alongamentos e aquecimentos, em que foi proposto para os alunos os seguintes desafios:

• Cada aluno deveria andar no espaço (centro da quadra), num ritmo das palmas da professora;

• Cada aluno deveria fazer o que a professora.

Após houve a vivencia de jogos e brincadeiras (Amarelinha, Coelho sai da toca e dentro e fora). Ao final conversa sobre as atividades vivenciadas pelos alunos, para que eles falecem sobre as diferenças e semelhanças das brincadeiras e quais membros do corpo foram utilizados ao executar as atividades.

MARÇO

1º: Atividade extra _ Baile de carnaval

2º: Carnaval (Feriado)

3º: Aula com roda de conversa sobre o que é jogo e brincadeiras? (sondagem). Em seguida houve alongamento e aquecimento. com vivencias de brincadeiras como: Pega-pega na linha, Pira congela, O mestre mandou e estafeta motora (deslocamento individual e em grupo)

4º: Aula com roda de conversa sobre o conceito de jogos e brincadeiras. Em outro momento houve atividades de alongamento e aquecimento, com atividades partindo de estafetas e minicircuito motor (equilíbrio e flexibilidade). Ao final houve uma conversa sobre as atividades e proposta de variação para com os alunos de brincadeiras e jogos já vivenciados pelos alunos em aula.

5º: Aula com roda de conversa sobre as variações vivenciadas na aula anterior. Após houve a realização de alongamentos e aquecimentos com a brincadeira " o mestre mandou"; Tendo em seguida a realização de atividades envolvendo variações com circuitos com os jogos e brincadeiras (Amarelinha, vivo ou morto, pula corda).

Ao final houve uma conversa sobre a realização das atividades com observação de suas práticas e possibilidades de variações.

ABRIL

1º: Encontro Pedagógico

2º: Projeto "Água" com os alunos de Biologia da UFPA.

3º: Aula com roda de conversa sobre jogos e brincadeiras como identidade cultural de um povo (sondagem). Em seguida, houve alongamento e aquecimento, com realização de atividades com jogos e brincadeiras populares (jogo da velha), partindo da vivencia de estafeta com variação do jogo. Ao final foi realizado a vivência do jogo com os alunos.

4º: Aula com conversa sobre a aula anterior;

Após houve a apresentação do jogo dos pontinhos, com explicação sobre como pontuar nos jogos para fazer sua letra inicial (jogador). Em outro momento foi vivenciado o jogo com a ilustração do mesmo no Quadro branco. Ao final foi dividido a turma em duplas para a realização do jogo.

5º: Aula com roda de conversa sobre as brincadeiras e jogos antigas e que estão presentes no cotidiano dos alunos, assim foi proposto aos alunos que representassem em forma de pintura ou desenhos as brincadeiras ou jogos que já vivenciaram ou vivenciam em suas horas de lazer. Ao final houve a exposição dos trabalhos dos alunos e em seguida houve a realização de um circuito motor envolvendo as habilidades de correr, saltar, lançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com