TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado I Relatório elaborado com base na roda de conversa realizada com os alunos da APAE de Artur Nogueira

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                     FACULDADE ANHANGUERA LIMEIRA

Estagio Supervisionado I

Relatório elaborado com base na roda de conversa realizada com os alunos da APAE de Artur Nogueira

Tutora: Isabel Aparecida Buck Olivatto

Supervisora: Andrea Letícia Fernandes

    Monica U. A. F. Dolisne           R.A.: 6766369178

Limeira/SP

2015

Introdução

O presente relatório foi elaborado com base na conversa realizada no dia 11 de março de 2015, com os alunos da APAE da cidade de Artur Nogueira, da turma da Profª Vera Luci.  Ao todo eram 09 alunos portadores de deficiência intelectual e/ou múltipla, porém em níveis diferentes. Minha presença na sala foi de aproximadamente 30 minutos, onde busquei conhecer os alunos e um pouco da realidade familiar de cada um.

Desenvolvimento

Assim que entrei na sala pude notar que os alunos Jefferson, Isabela e Patrick sentiram-se constrangidos com a minha presença, comportando-se com muita timidez. Por outro lado os alunos Marcos, Jhonny e Cirlei buscaram chamar minha atenção, falando muito e até mesmo respondendo as perguntas feitas a outros colegas.

Comecei a conversa me apresentando e pedi para que eles fizessem o mesmo. Os alunos J, I e P não quiseram se apresentar. Depois questionei sobre as atividades que eles desenvolviam na entidade em especial com a professora Vera. Todos disseram participar da confecção de tapetes e que essa era a melhor parte da aula, pois segundo o aluno Jhonny “e muito legal ver um trabalho pronto e saber que foi a gente que fez”. Eles relataram que também estão tendo aulas de alfabetização, então me dirigi até o quadro onde estava disposto o alfabeto e fui perguntado se eles conheciam a letra e se podiam me dar algum exemplo. Todos participaram e demonstraram entusiasmo com a brincadeira, dando vários exemplos para cada letra.

Depois que todos já estavam mais familiarizados com a minha presença, comecei a questiona-los sobre suas famílias. Todos relataram residir com a mãe e irmãos, e apenas 04 (quatro) alunos informaram a presença do pai ou padrasto. Os alunos relataram também a convivência com outros membros da família, como avós, primos e tios. Questionados sobre as relações com os familiares, todos afirmaram ser mais próximos das mães e também que são elas que os auxiliam nas atividades diárias como alimentação e higiene e que não fazem qualquer atividade fora da entidade sem a presença dela. Mais uma vez os alunos J, I e P não participaram da conversa.  

Analise

Diante das informações colhidas durante a conversa, constatamos que os alunos são extremamente dependentes das famílias, em especial das mães. Apesar de não ter tido contato com elas, os relatos mostraram que existe uma superproteção e que muitas vezes a capacidade do aluno e subestimada.  A mãe é a responsável por ajudar com os afazeres diários, como alimentação e higiene, são elas que organizam toda a vida dos filhos.   A Fenapaes (Federação Nacional das APAES) realizou um estudo em 2011 com 3.829 pais ou responsáveis de usuários com diagnóstico de deficiência intelectual múltipla, atendidos pelas unidades apaeanas, onde mostra que a mãe é a principal responsável pelo usuário (55,2%). Essa tarefa é divida entre pais e mães em 26,7% dos casos e apenas em 6,9% o pai é o único responsável.  A incidência de outros parentes como responsáveis (avós, irmãos e tios) ocorre em 8,6% dos casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com