TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula tema 3 ava letras pec

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

A proposta curricular se faz presente na pratica docente para que haja organização nas ações pedagógicas. Acreditava-se que a escola era o local para transmissão do saber e que o professor possuía todo o conhecimento e deveria repassar para seus alunos. Mas diversos estudos em varias décadas mostram que os conceitos de ensino/aprendizagem deveriam mudar e se adaptar a sociedade.

Com os avanços tecnológicos no mercado de trabalho e as transformações que a sociedade vem passando no decorrer dos anos, a educação não pode evitar constantes mudanças e o professor também teve de evoluir em suas praticas, transmutando sua identidade como docente.

Considerando que antes o professor detia todo o conhecimento e apenas instruía os alunos dentro da disciplina e que hoje o professor exerce uma função de mediador de conhecimento juntamente com as transformações da sociedade e da escola, pode-se concluir que suas experiências, seus conhecimentos didáticos tornam-se indispensáveis para sua formação e aprimoramento de habilidades e competências em sala de aula.

Inserir os saberes docentes, sejam pessoais, trocas de experiências com professores de outras disciplinas, conhecimentos na sociedade auxiliam na construção e reconstrução de identidade profissional, são indispensáveis para a formação de professores, saber como age e pensa o professor, o profissional direto em sala de aula.

Colocando o professor como objeto de estudo docente e analisando a educação atual podemos concluir que sem saber as formas de pensar do professor e seus conhecimentos, é impossível chegar ao nível de mediar o ensino impossibilitando também o aluno de aprender a aprender e explorar todo o potencial dos discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com