TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Avaliação Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

1.INTRODUÇÃO

Toda a maneira como a sociedade entende o ensino e a escola vem passando por grandes transformações nas ultimas décadas e, com isso, torna-se cada vez mais urgente rediscutir e modificar os procedimentos da avaliação dos resultados do ensino e da aprendizagem até hoje predominantes. Mudar os pontos de vista sobre a avaliação implica mudar radicalmente muitas das percepções que temos sobre ensinar para conseguir que os estudantes aprendam.

2. O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões de: Como fazer prova, exames, atribuir notas,repetir ou passar de ano. Está associação, tão freqüente em nossas escolas é resultado de uma concepção pedagógica tradicional.

A avaliação tem dimensões mais abrangentes, não esta relacionada apenas a atribuição de notas, a avaliação é ampla, verifica em que medida os alunos estão aprendendo, e alcançando os objetivos propostos para ao processo de ensino-aprendizagem, podendo avançar na construção do seu saber.

Antes a avaliação era vista como um caráter seletivo, uma forma de classificar e promover o aluno de uma série para outra. Atualmente a avaliação assume novas funções pois é um meio de verificar se os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem estão sendo atingidos.

3.OS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A AVALIAÇÃO

A Avaliação da Aprendizagem do aluno está diretamente ligada á avaliação do próprio trabalho do docente, ao avaliar o que o aluno aprendeu, o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Assim, a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve organizar a sua prática pedagógica.

A avaliação é um processo continuo e sistemático: Faz parte de um sistema mais amplo, que é o processo ensino-aprendizagem, deve ser constantemente planejada.

• Avaliação funcional: Porque se realiza em função dos objetivos previstos.

• Avaliação orientadora: Porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o progredir na aprendizagem.

• Avaliação integral: Considera o aluno como um ser total e integrado e não de forma compartimentada.

4.FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem apresenta duas funções:

- Uma de caráter social, de seleção e classificação, mas também de orientação dos alunos. Informar o aluno - progressos e conhecimentos.

- Outra de caráter pedagógico, de ajuste do processo de ensino aprendizagem, de relacionamento das mudanças que devem ser introduzidas no processo para que todos os alunos aprendam de forma significativa. Adaptações das atividades, melhoria da qualidade de ensino.

5.TIPOS DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: Tem função diagnóstica e ajuda a detectar o que cada aluno aprendeu ao longo dos períodos anteriores,especificando sua bagagem cognitiva. Auxilia o professor a determinar quais são os conhecimentos e habilidades que devem ser retomados antes de introduzir os novos conteúdos previstos no planejamento.

AVALIAÇÃO FORMATIVA: Tem função de verificar se os objetivos estabelecidos para a aprendizagem foram atingidos. Portanto, o propósito fundamental da avaliação com caráter formativo é verificar se o aluno está conseguindo dominar gradativamente os objetivos previstos, expressos sob a forma de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Ao avaliar o progresso de seus alunos na aprendizagem, o professor pode obter informações valiosas sobre seu próprio trabalho. Nesse sentido, a avaliação tem uma função retroalimentação dos procedimentos de ensino ou (feedback) Porque fornece dados ao professor para repensar e replanejar sua atuação didática, visando aperfeiçoá-la ,para que seus alunos obtenham mais êxito na aprendizagem.

AVALIAÇÃO SOMATIVA: Tem função classificatória, pois consiste em classificar os resultados obtidos pelos alunos ao final de um semestre, ano ou curso, tendo por base os níveis de aproveitamento preestabelecidos.

6.RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS, TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DA AVALIAÇÃO

A ação educativa é finalística isto é, pressupondo os objetivos a serem atingidos. Por isso cabe ao professor estabelecer metas para o seu trabalho docente. Como ensinar e aprender são processos intimamente relacionados, a medida que o professor propõe os objetivos a serem alcançados pelos alunos como resultado de aprendizagem.

Há uma estreita relação entre avaliação e a definição de objetivos, porque avaliar é basicamente comprovar se os resultados desejados foram alcançados, isto é verificar até que ponto as metas previstas foram atingidas.

Por isso os objetivos devem ser formulados claramente, para que possam ser um guia seguro na indicação do que avaliar e na escolha da elaboração dos instrumentos mais adequados da avaliação.

Pois é, falar sobre a avaliação é entrar na profundidade de um ser. O educador tem que perceber que o ser humano não demonstra todo conhecimento que possui em qualquer contexto. Então os alunos devem ter a chance de serem avaliados em espaços diferentes dos das salas de aula como laboratórios, salas de convivência, bibliotecas e aulas passeio.

A educação, assim como a avaliação, deve promover o desenvolvimento do sujeito, portanto ser inclusiva. Para avaliar o aproveitamento do aluno existem três técnicas básicas e uma grande variedade de instrumentos de avaliação, que apresentamos no quadro a seguir.

Técnicas Instrumentos Objetivos

Observação Registro da observação:

•Fichas

• Caderno Verificar os desenvolvimentos cognitivos, afetivos e psicossocial do educando, em decorrência das experiências vivenciadas.

Auto avaliação Registro da auto avaliação

Aplicação de provas

Argüição

• Dissertação

• Testagem Prova oral

Prova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com