TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFICIOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 NA INFRA-ESTRUTURA SOCIAL

Ensaios: BENEFICIOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 NA INFRA-ESTRUTURA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

BENEFICIOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 NA INFRA-ESTRUTURA SOCIAL

Para o Brasil, a Copa é uma oportunidade de dar um salto de modernização, bem como atrair investimentos e turistas para o país, mesmo no período pós-Copa.

ASPECTOS ECONÔMICOS

Entre eles: intensificação da exposição do Brasil ao mundo – a Copa foi vista por metade da população do planeta. Houve aceleração de investimentos em infraestrutura, como em mobilidade urbana e aeroportos; ampliação do turismo doméstico e de estrangeiros no país; e amplo retorno financeiro desses empreendimentos.

Ao todo, o plano de investimentos nas cidades-sede da Copa totaliza 25,6 bilhões de reais. Quase 70% desse montante (17,6 bilhões de reais) representam investimentos em infraestrutura e políticas públicas, especialmente em mobilidade urbana (8 bilhões de reais), aeroportos (6,2 bilhões de reais), segurança (1,9 bilhão de reais) e portos (600 milhões de reais)

São investimentos, em sua maior parte, que ocorreriam independentemente da Copa, mas que foram por ela antecipados ou acelerados.

Com uma taxa de desemprego oficial de 24%, um grande exército de reserva de mão de obra (incluindo desempregados, informais, trabalhadores autônomos e migrantes) foi absorvido pelo mercado de trabalho para a produção do espetáculo esportivo e foram demitidos às vésperas do evento, contribuindo para a perda de 627 mil postos de trabalho na economia como um todo.

No setor da construção,foram contratados 1,117 milhões de trabalhadores nos setores formal e informal em 2009; 1,006 milhões estavam empregados quando começou a Copa do Mundo na África do Sul, uma perda de 110 mil empregos na construção, no período. No quarto trimestre de 2009, a taxa oficial de desemprego era de 24,3%, e em junho de 2010, tinha atingido 25,2%.

O Brasil teve grandes benefícios a partir da Copa do Mundo, entre eles: ampliação dos setores de serviços; fluxo adicional de turistas no evento e pós-evento; e exposição internacional do país, com atração de investimento externo. O fluxo turístico trouxe consigo uma entrada significativa para os setores de hotelaria, transporte, comunicação, cultura, lazer e comércio varejista. Percebemos que a partir de um fator, vários campos serão beneficiados, causando impactos diretos e indiretos, como por exemplo, a geração de empregos, causado pelas obras, por consequência uma massa salarial entre trabalhadores permanentes e temporários, injetando bilhões no consumo e produzindo o aumento da comercialização de produtos e serviços. A Copa não atingirá somente as grandes empresas, mas sim aquelas de todos os tipos de portes e ramos de atividades, tanto as nacionais, como internacionais vão correr com suas produções e prestações de serviços para obterem o maior lucro possível durante o grande evento.

Além dos impactos econômicos pós-copa, vimos também que o Brasil está investindo em infraestrutura para receber o evento, obras para mobilidade urbana, construção e reforma de estádios são uns dos projetos. O país sediou a Copa pela segunda vez, e 12 cidades-sede fizeram parte do evento, entre elas estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com