TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeira Ludicas

Trabalho Universitário: Brincadeira Ludicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 10

Fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

Filosofia da Educação ainda e uma disciplina pouco compreendida nas escolas brasileiras ainda são escassos os estudos específicos e os teóricos .

O objetivo deste relatório e explicar como e possível fazer para que a filosofia da educação seja, mas fácil de ser compreendia, e refletir sobre o que permeam a filosofia da educação no Brasil.

Acredito que a Filosofia nos faz, refletir, raciocinar e, assim, abrir os olhos o discrição crítico e, portanto, auxiliar a erguer uma nova visão de sociedade, onde se implica que a educação é a principal responsável pelas alterações da mesma. O objetivo da pesquisar e compreender a importância da Filosofia da Educação como base educacionais.com características do pensamento filosófico, os principais filósofos que contribuíram para os fundamentos da Educação.

- DEFINIÇÕES DE “FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO”.

A inclusão da filosofia com a educação existe desde a antiguidade no mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da arete humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura.

A procura pela educação ideal é representada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa enxergando a luz da verdadeira realidade.

Nessa probabilidade, a educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.

Percebemos no mundo Grego a filosofia e a educação indissociáveis, fato presente ate nos dias atuais. Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas.

Na modernidade temos outros sistemas filosóficos e as teorias pedagógicas sendo refletidos: racionalismo (Descartes), iluminismo (Kant), romantismo (Rousseau) e idealismo (Hegel).

Na contemporaneidade temos diversos desafios e temas sendo refletidos como: a questão do sujeito, da liberdade, da autonomia e da dignidade em relação aos desafios da ciência e da tecnologia, tem ainda outras demandas sendo refletidas na filosofia da educação como as questões da responsabilidade, da justiça, da solidariedade, do individualismo em relação aos processos de globalização, as questões do outro, da tolerância e do intercultural, bem como a relação da Ética, política, ciência e religião no processo educativo.

Segundo Luckesi a educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. Em suma a Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.

Ao analisarmos o contexto educacional atual, percebemos que é comum ouvir que a educação está em crise. Na verdade, tal crise não é novidade. No decurso de toda a história da Educação é possível constatar educadores que escreveram sobre tal crise. Ela não se deve somente ao fator econômico, e sim, à qualidade educacional apresentada.

Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, conseqüentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde, pressupõe-se que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma.

Historicamente, pode-se ver que a educação vem sofrendo modificações, as quais, por sua vez, visam torná-la mais adequada à realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que é a partir do convívio e da ação do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura.

Assim sendo, constata-se que o senso comum a respeito da educação é o de uma formação fragmentária, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente desprovida de certeza. Enquanto na consciência filosófica acontece o contrário, pois, é uma concepção com total coerência, unidade e articulação. E ainda fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada.

Entretanto, compreende-se que a educação está aberta a questionamentos. Por isso, acredita-se que a Filosofia é uma das muitas alternativas para se tentar pensar a educação como instrumento de transformação social. Dessa forma, concorda-se com LUCKESI (1990, p.33) quando afirma que, “a reflexão filosófica sobre a educação é que dá o tom a pedagogia, garantindo-lhe a compreensão dos valores que, hoje, direcionam a prática educacional e dos valores que deverão orientá-la para o futuro”. Então, se constata que a Pedagogia nada mais é do que uma concepção filosófica da Educação, a qual deve ser exercida na práxis, para obter seus melhores resultados.

Em suma, compreende-se que não se educa somente para educar, mas também para realizar um fim: aperfeiçoar, despertar o homem para o mundo ou para sua liberdade, ajustar uma natureza, construir o progresso coletivo, inventar, entre muitas outras coisas. Daí, a filosofia de cada ser em si.

- PRINCIPAIS FILÓSOFOS QUE CONTRIBUIRAM PARA OS FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS

SOCRATES - Sócrates diz que cada um de nós pode ser filósofo. Contudo, para que isso aconteça, devemos ser conhecedores da nossa própria ignorância e, estarmos em constante busca pelo verdadeiro conhecimento, que se dá para além das aparências das coisas materiais, no mundo das idéias, imutável e perfeito.

SÃO TOMÁS - Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho aperfeiçoam tais teorias: a platônica, o primeiro, e a aristotélica, o segundo. Todavia, levam em consideração o lado religioso. Com relação ao ensino, ambos admitem que Deus seja o verdadeiro mestre que ensina dentro de nossa alma, porém sublinha a necessidade da ajuda exterior.

ROUSSEAU - Jacques Rousseau, inaugurou uma nova fase na educação. Foi o principal precursor da Escola Nova, promovendo uma “volta à natureza”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com