TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/5/2019  •  Artigo  •  5.516 Palavras (23 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

        

IESA - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SAMAMBAIA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO

A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SAMAMBAIA-DF

2017

[pic 2]

        

IESA - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SAMAMBAIA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIVENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso – exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia - IESA.

SAMAMBAIA-DF

2017

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a minha família pela paciência e compreensão, em especial ao meu filho Arthur de 02 anos de idade, pois, foi através dele que me despertou o interesse sobre o assunto deste trabalho, onde apliquei a metodologia lúdica e obtive excelentes resultados no seu desenvolvimento do dia a dia.

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a Deus por me conceder a oportunidade de concluir esse objetivo que é a conclusão dessa graduação. Agradeço ao meu esposo Danilo, pelo incentivo e por muitas vezes abdicar do seu tempo para poder me ajudar a terminar estágios e provas. Agradeço a minha querida mãe, por tirar um tempinho que fosse para ficar com meu filho para eu poder concluir estágios, entre outras coisas e ao meu filho, por sempre me esperar com um sorriso o que foi muito importante, pois, me fortalecia cada dia mais.

“Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer”.

(CUNHA, 2001, p.14.)

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ROCHA, Fernanda Soares Teixeira (autor)[1]

OLIVEIRA, Vanildes Menezes (orientador)[2]

RESUMO

 Este trabalho vem mostrar e afirmar o quanto é importante a introdução das brincadeiras lúdicas na educação infantil, pois é através da metodologia lúdica que a criança se desenvolve seu lado social, afetivo. As brincadeiras lúdicas trazem um melhor convívio com outras crianças, onde desenvolve também o sentimento de respeito e colaboração. Importante frisar, também, a importância do educador nessa fase, este tem papel fundamental para desenvolver e aplicar as brincadeiras lúdicas, sua função é demostrar a importância dos benefícios da metodologia lúdica.

Palavras-chave: Brincadeiras lúdicas; educação infantil; papel do educador.

ABSTRACT

This work shows and affirms how important is the introduction of playful play in early childhood education, because it is through the playful methodology that the child develops his social, affective side. The playful games bring a better conviviality with other children, where it also develops the feeling of respect and collaboration. It is also important to emphasize the importance of the educator in this phase, which plays a fundamental role in developing and applying playful play. Its function is to demonstrate the importance of the benefits of play methodology.

Keywords: Playful games; child education; role of the educator.

1 INTRODUÇÃO

           Este trabalho tem como objetivo analisar sobre a importância das brincadeiras lúdicas para o desenvolvimento na Educação Infantil visa investigar sobre todo desenvolvimento que abrange a metodologia lúdica. Sendo a educação infantil a base da formação socioeducacional de todo cidadão, o lúdico se constitui num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente.

Nos dias atuais que vivemos onde a tecnologia toma conta de tudo, vemos cada vez mais crianças se prendendo nessa era de tecnologias avançadas e se esquecendo do verdadeiro sentido do “brincar”, é de grande importância resgatar essas brincadeiras e, por isso também de muito valor, a introdução dessas brincadeiras chamada lúdicas nas escolas desde dos primeiros aprendizados que começa na Educação Infantil.

Quando se brinca estabelece um vínculo lúdico onde se forma laços. Nas escolas não é diferente, além de laços afetivos, de socialização, estimula desenvolvimentos e explorações em diversos níveis, à criança aprende expressar seus sentimentos e construir sua própria autonomia.

Na primeira infância o lúdico é de suma importância, em especial para o professor, pois são estratégias usadas para ensinar e aprender, além de cores, letras, formas geométricas, há também jogos que os estimulam tanto na concentração com também na sua função motora.

Assim sendo, o resgate do lúdico nas escolas hoje em dia é grande valia, pois traz para as crianças o verdadeiro sentido do que é ser criança, que por muitas vezes podem não tem oportunidades de esta vivenciando isso e acabam por perde o verdadeiro sentido do brincar livre como antigamente, deixando para trás valores que as brincadeiras podem proporcionar. As brincadeiras lúdicas hoje são de forma essencial nas escolas, pois além de resgatar valores também é uma forma proporcionar conhecimento, desenvolver habilidades, autonomia e sociabilidade que são questões que serão abordadas no decorrer desse trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com