TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras REGIONAIS

Pesquisas Acadêmicas: Brincadeiras REGIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Acre

O LEÃO E A JAULA

Escolhe-se previamente uma criança para ser o “jote”, “mãe-da-pira” ou “time”, e a “mancha” ou “pique”, local onde o jote não pode pegar ninguém.

Inicialmente, o jote fica na mancha até que as crianças se distanciem. Quanto isto acontece, elas gritam:

- Jote caracanhote, mãe de carcote! Ou simplesmente, jote!, ou ainda:

- Pode vir!

Neste momento, o jote sai atrás das crianças que fogem dele. Aquela que se deixar ser tocada passará a ser o jote da vez seguinte.

Observações: quando os meninos ficam muito tempo na mancha, o jote pode provocá-los, criando versos:

- Carocinho de feijão! Quem não sair da mancha é o cão!

CHICOTINHO QUEIMADO

Jeito de brincar

As crianças se sentam em uma roda e cantam a música abaixo.

Enquanto isso, a que está do lado de fora da roda esconde um graveto ou galho de árvore atrás de alguém sem que as outras vejam.

A pessoa que estava com o graveto tem que tentar se sentar no lugar daquela atrás de quem o objeto foi escondido. Se conseguir, a outra fica em seu lugar.

Goiás

BARRA-MANTEIGA

A molecada vai correr a valer e trabalhar com um novo conceito de equipe, já que durante a brincadeira todo mundo pode passar de um time para o outro

IDADE A partir de 5 anos.

LOCAL Pátio ou área com mais de 17 metros de comprimento.

PARTICIPANTES No mínimo quatro.

COMO BRINCAR Trace duas linhas paralelas distantes 15 metros (ou 15 passos) uma da outra. Atrás dessas marcações ficam as crianças, divididas em dois grupos com o mesmo número de integrantes, umas de frente para as outras. Dado o sinal, um aluno do grupo escolhido para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos com os braços estendidos e com a palma da mão virada para cima, e recita: "Barra-manteiga / Na fuça da nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três." Ele bate na palma da mão de um dos colegas e foge para o seu território. O adversário tem de correr atrás dele e tentar pegá-lo. Se isso acontecer, o desafiante é incorporado à equipe adversária. Caso contrário, é a vez do desafiado fazer o mesmo com alguém do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor. Caso aconteça, ele é capturado. Vence o time que ficar com mais gente.

LEMBRETE Se o número de crianças for ímpar, participe você também da atividade.

MÃE DA RuaNessa brincadeira de perseguição, a turma desenvolve o equilíbrio e ganha rapidez, fugindo do pegador com uma perna só

IDADE A partir de 8 anos.

LOCAL Pátio ou área com cerca de 6 metros.

MATERIAL Giz.

PARTICIPANTES No mínimo três.

COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a "mãe da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna. Nesse momento, a "mãe da rua", que corre com as duas pernas, deve pegá-la. Se ela conseguir, essa criança passa a ajudá-la a capturar os outros que tentam passar de um lado para o outro. Vence quem ficar por último sem ser pego.

Paraná

SALTAR PAUZINHO

Desenvolvimento: Usam-se dois pedaços de pau de cerca de 30 a 50 cm, que são dispostos paralelamente, distantes entre si mais ou menos 1 metro. À uma distância em torno de 5 metros, forma-se uma coluna de competidores.

Um por vez, corre e salta o espaço compreendido pelos dois pauzinhos, sem pisá-los. Após todos terem saltado, o espaço entre os paus é aumentado. Àquele que não conseguir saltar determinada distância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com