TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE PORTUGUÊS

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.990 Palavras (24 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 24

WEB AULA 1

Unidade 1 – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

 Nesta unidade, você será levado a conhecer a história da língua portuguesa, desde a sua origem até a implantação da língua no Brasil. Além disso, você conhecerá a diferença entre história interna e história externa e os aspectos que perpassam estas duas modalidades.

 Antecedentes da língua portuguesa e sua origem

Antes de tratarmos da história da Língua Portuguesa, é importante que você conheça as áreas da linguagem que se ocupam a estudar esta história, bem como as transformações que ocorrem em uma língua no decorrer do tempo. Nesse sentido, existem três áreas fundamentais:

Gramática histórica - “[...] a ciência que estuda os fatos de uma língua, no seu desenvolvimento sucessivo, desde a origem até a época atual.” (COUTINHO, 1981, p.13).

Linguística Histórica – área da linguística que se ocupa em estudar as substituições que se operam na língua tendo em vista a observação de etapas sucessivas de sua trajetória através do tempo.

Filologia – “É uma ciência histórica que tem por objeto o conhecimento das civilizações passadas através dos documentos escritos que elas nos deixaram: estes nos permitem compreender e explicar as sociedades antigas” (DUBOIS, 2004, p. 278)

 No link abaixo, há uma síntese muito bem feita pela profa Célia Lopes a respeito dos principais pontos da história da língua. Sua leitura é obrigatória:

http://www.letras.ufrj.br/laborhistorico/Ling-hist%F3rica-2007.pdf

PARA REFLETIR

Para você, as línguas mudam no decorrer do tempo?

A resposta para a reflexão acima é SIM! As línguas mudam, passam por transformações. Segundo Faraco (2005), está é a realidade empírica da linguística histórica. No decorrer do tempo, a configuração estrutural da língua se altera. No entanto, antes de falarmos a respeito das mudanças, vamos conhecer a história da nossa língua.

Você conhece a origem da Língua Portuguesa? Sabe de onde veio? Conhece a sua história?

Bearzoti Filho (2002, p. 7) explica que o português “derivou-se do latim, língua da civilização romana. Por isso, a história da língua portuguesa pode ser contata desde sua origem latina”. E é isso que vamos fazer. É importante que você conheça um pouco da história da língua latina, para entender a origem do português e as influências que sofreu do latim. Vamos lá?!

 A língua latina

A origem do latim não tem uma data certa. Uns dizem que os primeiros registros remetem ao século III a. C.; outros apontam que as origens do latim remontam ao século VII a.C, enquadrando-se, historicamente, no período de 753 a.C., ano da fundação de Roma, até a queda do Império Romano em 476 d.C, século V d.C. Esse período pode ser chamado de latim arcaico.

De acordo com vários estudiosos da linguagem, a língua latina é de origem indo-europeia, cujo povo viveu no sudeste europeu, próximo à Ásia, por volta do quarto milênio antes de Cristo. No entanto, cabe ressaltar que, segundo muitos pesquisadores, os vestígios dessa língua são poucos, assim, por esse motivo, a origem indo-europeia do latim é apenas uma suposição, mas que é amplamente aceita. Cialdine (2011, p. 20) afirma que “os pesquisadores acreditam que esse povo tenha emigrado para o resto da Europa e parte da Ásia.”

Nesse sentido, a partir do indo-europeu, surgiram quase todas as línguas ocidentais e várias orientais, conforme a seguinte classificação:

1) Línguas neolatinas: português, espanhol, francês, italiano, etc;
2) Línguas germânicas: inglês, alemão, sueco, iídiche, etc;
3) Línguas célticas: bretão, irlandês, galês, etc;
4) Línguas eslavas: russo, ucraniano, tcheco, etc;
5) Grega;
6) Albanês;
7) Armênio;
8) Cigano;
9) Línguas bálticas: letão, lituano, etc;
10) Línguas iranianas: persa, turco, curdo, etc;
11) Línguas índicas: sânscrito, hindu, urdu, bengali, etc;
12) Tocariano.

termo latim se relaciona a Lácio (latim, Latium) região central da Itália, onde Roma se localizava. Veja, abaixo, mapa da Itália e a localização da região do Lácio, entre Roma e Nápoles:

[pic 1]

A língua se estabeleceu na Itália como parte dos movimentos migratórios dos Indo-Europeus, deslocando-se da Europa oriental.

Segundo Bearzoti Filho (2002), o mito de Rômulo e Remo explica a origem desta região que tornou-se o centro do vasto império romano, cujo domínios incluíram, em seu auge, a Península Itálica, Península Ibérica, a Gália, a Bélgica , a Grécia, a Bretanha, o norte da África, partes da Europa Central e do Oriente Médio, e outras regiões.

Conheça o mito de Rômulo e Remo acessando o link: 
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/3755/hoje+na+historia+romulo+e+remo+fundam+roma+segundo+a+lenda.shtml

 Muito importante também, caro(a) aluno(a) que você conheça a história de Roma para, assim, compreender melhor a história da língua latina. Assim, acesse o link:http://www.brasilescola.com/historiag/roma-antiga.htm

o latim clássico e o latim vulgar - Além dessas duas modalidades, havia também o “latim dos padres católicos”, conhecido como baixo latim justamente pela proximidade do modo de falar dos religiosos com o falar popular, visto que para os padres o importante era a formação moral dos seus seguidores pelo entendimento da pregação feita a eles. Por fim, tinha-se o latim bárbaro, língua escrita pelos copistas da Idade Média, a qual mesclava vocábulos romances e provinciais.

 A partir da expansão de Roma e das conquistas realizadas pelo Império Romano, a cultura desta região também se expandiu, inclusive a língua, o latim, levando, portanto, os territórios tomados por Roma a se latinizarem.

[pic 2]

Importante enfatizar que a sociedade romana era, basicamente, divida entre a plebe (trabalhadores, escravos) e a aristocracia. Assim como hoje, notava-se diferenças nos falares destas duas classes. Desta forma, é possível observar também no latim o fenômeno da variação linguística, visto existir em Roma duas modalidades linguísticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (661.5 Kb)   docx (385.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com