TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhos para combater a intolerância religiosa

Por:   •  7/4/2017  •  Dissertação  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, os casos envolvendo intolerância religiosa no Brasil são altos. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no período de 2011 a julho de 2014, ocorreu uma denúncia a cada três dias, de discriminação religiosa e, as principais vítimas foram fiéis de religiões afro-brasileiras.

Com a vinda de colonizadores para o Brasil, no fim do século XV e início do século XVI, através de ideais portugueses que tinham o país como uma terra a ser explorada, fora inserida no país novas tradições e novas culturas. Através de práticas colonizadoras e, sendo administrada por Jesuítas, a fé Católica fora imposta aos nativos dessa terra pela catequização. A ideia era ter todos os nativos exercendo a mesma fé. Depois, com o início do tráfico negreiro, importou-se escravos de origens africanas, que em sua terra natal possuíam religiões e costumes diversos, que ao chegarem no Brasil foram considerados como práticas infâmes. Séculos depois, a Constituição de 1824, outorgada por Dom Pedro I, definia o Catolicismo como religião oficial do Estado, e isso só veio a ser mudado tempos depois.

Mesmo com a atual Constituição da República Federativa do Brasil, em acordo com toda a legislação, garantindo a laicidade do Estado, não é isso que se vê em temas políticos e em atitudes de intolerância religiosa. Bancas nas representações políticas para determinada religião são comuns, o que é errado para um país se dito laico. A liberdade de expressão é assegurada por leis, e todos têm o direito de criticar e questionar dogmas religiosos, o que se torna crime é quando essa crítica vira discriminação e violência, e o pensamento deixa de ser crítico e vira ofensivo. Tais pensamentos são ainda influência das práticas colonizadoras.

Tendo em vista a acentuada prática de discriminação religiosa, e considerando a laicidade do Estado, práticas religiosas dentro de ambientes públicos e em questões políticas devem ser acabados. E a criação de programas que busquem integrar diversidades religiosas e que busquem conscientizar o respeito a essas diversidades deve ser feito de imediato. Garantida é então a livre expressão de fé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com