TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHOS PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SINTEC – PAU DOS FERROS

SERVIÇO SOCIAL

PERÍODO: 2º

Disciplinas: DIREITOS HUMANOS; FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE; SOCIOLOGIA.

DESAFIO PROFISSIONAL

ANTONIA EMMANUELA NEGREIROS BARBOSA – RA: 0106001326

GENILBIA MARCIA DE LIMA – RA: 6208254246
MARIA DO SOCORRO DE AQUINO SOBRINHA – RA: 0106022505

MARIA SEZIVANIA GOMES MEDEIROS – RA: 0106022389

MAYARA MARIA FREITAS FRANÇA – RA: 6258157710

Pau dos Ferros/RN

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SINTEC – PAU DOS FERROS

ANTONIA EMMANUELA NEGREIROS BARBOSA – RA: 0106001326

GENILBIA MARCIA DE LIMA – RA: 6208254246
MARIA DO SOCORRO DE AQUINO SOBRINHA – RA: 0106022505

MARIA SEZIVANIA GOMES MEDEIROS – RA: 0106022389

MAYARA MARIA FREITAS FRANÇA – RA: 6258157710

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial, orientada pela tutora presencial, Renata de Sousa Castro, do 2º período do curso de Serviço Social, do Centro de Educação a Distância, Universidade Anhanguera – UNIDERP.

Pau dos Ferros/RN

2017


SUMÁRIO:

1- INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------- 04

2-  CAMINHOS PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR ------------------------------05

3- RELATÓRIO ----------------------------------------------------------------------------------------08

4- CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------------09

5- REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------------10

6- APÊNDICE ------------------------------------------------------------------------------------------12

  1. INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é sobre a evasão escolar, mais concretamente o alto índice dessa evasão e a preocupação dos membros da ONG Bem Viver de como realizar atividades para combater e/ou evitar que as crianças e adolescentes abandonem a escola.

O referido trabalho está organizado em 5 partes. Na parte 1 foi feito o levantamento da faixa etária e do índice de evasão escolar dos alunos que residem na comunidade. Na parte 2 optamos por abordar dados de acordo com o site da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e também Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fazermos comparações dessas evasões. Já no passo 3 propomos atividades junto com os membros da ONG para repassar a importância de se ter uma boa qualificação profissional quanto educacional. Na parte 4 dividimos por tópicos as atividades a serem realizadas com essas crianças e adolescentes. E para finalizar, no passo 5 fizemos um relatório para ser apresentado tais atividades ao Conselho Administrativo da ONG.

2- CAMINHOS PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR.

Em pesquisa feita na comunidade Amigos do Casca que fica na grande periferia de São Paulo, observa-se um alto índice de Evasão escolar, visto que é uma situação preocupante, nós membros atuantes da ONG Bem Viver, realizamos uma analise referente a faixa etária  desse índice, para uma melhor atuação no que for necessário após resultado chegamos a conclusão de que 150 crianças de 6 a 12 anos estão fora da escola por falta de orientação aos seus direitos ou desestruturação familiar e 200 adolescentes de 15 a 17 anos não frequentam o ambiente escolar por estarem inseridos no crime ou ajudando seus familiares na renda familiar, os mesmos estão trabalhando e deixam de ir à escola para ter uma renda a mais na família.  

Após pesquisa realizada no site Organização Internacional do Trabalho (OIT), e também nos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito do trabalho infanto-juvenil e também a respeito do índice de evasão escolar em escala nacional chegamos a conclusão que grande parte dos adolescentes que deixam de frequentar a escola, é pelo motivo de estarem grávidas, ou precisam trabalhar.

Tendo em vista, a necessidade de auxiliar as crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, vimos a necessidade de criar programas com atividades que acompanhe e auxilie essas crianças e adolescentes a usufruir de seus direitos, as atividades serão desenvolvidas visando a valorização e a conscientização dos moradores em relação a garantia dos seus direitos e também aos seus deveres quanto cidadão, tanto no âmbito pessoal quanto no que diz respeito ao coletivo.

Atividades como:

  • Criação de uma brinquedoteca- para acolher os filhos das adolescentes que precisam estar na escola, enquanto elas estudam seus filhos estão na ONG.
  • Atividades sócio educativa- para que crianças e jovens tenham uma educação de qualidade. Como por exemplo, jogos educativos (gincanas, disputas entre alunos)
  • Reforço escolar- para suprir suas dificuldades no aprendizado.
  • Atividades culturais e esportivas- para que o ambiente se torne prazeroso e atrativo, como capoeira, basquete, dança, futebol, entre outras.
  • Capacitação profissional- para que o adolescente logo esteja preparado para o mercado de trabalho. Tais como, cabeleireiro, vendedor, recepcionista, maquiagem, auxiliar de escritório.

Diante dessa relação de atividades foi realizado um cronograma organizacional na ONG Bem Viver onde no mesmo estão relacionadas diversas atividades que são ofertadas que virão a auxiliar as famílias da comunidade a ter um bem-estar mais sociável.

Segue abaixo relacionada as atividades ofertadas, com diferentes grupos de alunos, organizados por idade:

  • Tipo de Atividade: Atividades recreativas na Brinquedoteca  (Observar fig. 1 do apêndice).

Grupo a que se destina: Crianças de 0 a 4 anos.

Objetivo a ser atingido: acolher os filhos das adolescentes que precisam estar na escola, enquanto elas estudam seus filhos estão na ONG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (310.4 Kb)   docx (199.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com