TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Acontece a Mudança na Língua

Por:   •  16/8/2016  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

CRYSTAL, David. The Cambridge Encyclopedia of the English Language. Cambridge University Press, 1987.

Fichamento páginas 332 e 333.

Como acontece a mudança na língua?

Segundo Crystal (1987, p. 332) durante parte do século XIX, acreditava-se que uma mudança de som afetaria a língua simultaneamente: um sistema sonoro poderia sem problemas desenvolver o próximo e todas as palavras com sons específicos seriam afetadas.

As mudanças linguísticas ocorrem gradualmente. Alguns falantes a introduzem no discurso e algumas palavras sofrem mudanças antes das demais. No início, a mudança sonora ocorre em poucas palavras, em seguida ocorre com muitas e elas são utilizadas com mais frequência, logo a maioria das palavras sofrem a mudança.

Este tipo de processo está relacionado aos estudos sociolinguísticos de variação linguística contemporânea cujo percursor é William Labov (1927-), com seus estudos comprovou que a variação no uso da língua é encontrada em qualquer comunidade. É a evidência de mudança em progresso na língua.

Por que a língua sofre mudanças?

De acordo com Crystal (1987, p. 332) é fácil perceber mudança na língua, assim que ela ocorre. Se refletirmos como as pessoas falavam anos atrás, como se referia a uma nova palavra que foi introduzida na língua, ou para expressar uma opinião sobre o aparecimento de um clichê. É impossível prever o que irá mudar na língua. Quais sons, palavras ou construções gramaticais irão mudar nos próximos 10,20 anos.

É complicado ser preciso sobre as origens da mudança na língua, como Quem foi o primeiro a utilizar a nova forma? Como ela foi usada? e Quando exatamente? Dicionários históricos sempre dão uma data aproximada da entrada de uma nova palavra ou significado, mas estas datas não são exatas, pois a palavra já pode ter sido usada na linguagem escrita. O primeiro uso de uma palavra no discurso sempre é desconhecido por muitos anos.

Para obtermos respostas a estas perguntas, precisamos saber por que a língua muda. Se compreendermos as causas da mudança, podemos fazer previsões sobre uma mudança que irá acontecer, e observar enquanto ela está acontecendo. Existe muita especulação sobre o assunto, como de um campo distante a teologia (cuja causa foi a arrogância do homem manifestada na Torre de Babel) e climatológicas (cuja mudança é consequência da localização física do homem). Alguns estudiosos adotaram uma visão pessimista, acreditando que as causas não podem ser encontradas.

Crystal (1987, p. 333) afirma que atualmente especulação e pessimismo estão sendo substituídos pelo aumento de pesquisas científicas, que mostrou que não existe uma única razão para a mudança na língua. Existem muitos fatores que precisam ser examinados, como a natureza da estrutura da linguagem e a natureza da sociedade.

Fatores sociais podem motivar as pessoas a mudarem sua linguagem, mas há algo nela por assim dizer, que acolhe a mudança.

A facilidade de articulação no século XIX ocorreu com sons que mudaram porque os falantes queriam utilizar menos esforço possível. Devido a isso alguns sistemas de sons tornaram-se mais simples durante os anos. Somente uma pequena parte da mudança linguística pode ser explicada pelo princípio do menor esforço articulatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com