TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Artigo

Trabalho Escolar: Como Fazer Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 5

Título do artigo

Nome do Aluno1

Nome do Professor Orientador2

Resumo: O resumo deverá seguir a NBR 6028:2003 – Resumo. De acordo com a norma, a extensão indicada para resumo de artigos é de 100 a 250 palavras, devendo ser redigido em parágrafo único (sem recuo de parágrafo) empregando-se letra normal. O resumo tem por finalidade fornecer uma visão geral do conteúdo escrito, para que o leitor possa decidir pela continuidade ou não da sua leitura. O resumo precisa, necessariamente, ser fiel ao trabalho. Ele não pode conter informações extras não constadas no texto integral. No resumo não consta as citações de autores, as tabelas, nem as figuras. A primeira frase do resumo deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. A sequência de frases consiste na síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, direta, concisa e objetiva. Deve indicar a natureza do problema estudado, o método utilizado, as principais teorias citadas, os resultados mais importantes alcançados e as principais conclusões a que se chegou. Pelo resumo o leitor pode apreender o sentido geral do trabalho.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.

1 INTRODUÇÃO

Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho, de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar os seguintes passos:

1º passo: apresente o tema: falar sobre o assunto que será desenvolvido no artigo científico.

2º passo: Problema: apresentar para o leitor a dúvida sobre o tema estudado.

3º passo: Justificativas: é a exposição do motivo que levou – ou dos motivos que levaram – à execução da pesquisa, da relevância de se pesquisar o tema escolhido e da contribuição do trabalho à área de estudos em que o tema está inserido. Ou seja, a justificativa é a resposta às perguntas: “Por que se deseja pesquisar este tema?”; “Qual a importância deste tema?”.

4º passo: Objetivo: determina onde o pesquisador quer chegar com a realização do trabalho de pesquisa. Eles devem manter coerência com o tema proposto no projeto e devem estar atrelados aos meios e métodos disponíveis para a execução da pesquisa. Os objetivos representam, de forma resumida, a finalidade do trabalho. Deve ser colocado começando com o verbo no infinitivo. Uma frase basta, por ex.: Verificar a aplicabilidade da lei xxxx em um caso específico.

5º passo: Metodologia: é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

Na introdução deverá aparecer uma breve apresentação do que será desenvolvido no decorrer do artigo. Quem lê a introdução precisa entender o que se pretende com a realização do artigo.

2 DESENVOLVIMENTO

Dos capítulos – 2 ao 4 – é a parte do DESENVOLVIMENTO, esta que é a parte principal e mais extensa do trabalho. Deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia e os resultados.

O desenvolvimento pode ser subdividido em títulos e subtítulos, dependendo da forma de abordagem do tema e deve seguir a NBR 6024: 2003 - Numeração Progressiva das Seções de um Documento Escrito.

2.1 Citações

As citações deverão ser apresentadas seguindo o sistema autor-data e de acordo com as orientações da NBR 10520:2002 – Citações em Documentos – Apresentação.

As citações diretas e curtas (até três linhas) devem ser digitadas entre aspas. Veja o exemplo:

“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003, p. 2).

As citações diretas e longas (mais de três linhas) devem ser digitadas com letra menor do que a do texto, sem aspas e destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda. Veja o exemplo:

De acordo com Vitiello:

A atividade em grupo é uma estratégia que incentiva os participantes a confiarem no auxílio e na avaliação dos colegas e promove a independência da autoridade do professor. Além disso, permite que os indivíduos mais inibidos possam se expressar e ter uma participação ativa nos pequenos grupos, o que fornece dados para uma avaliação individual. (VITIELLO, 2001, p. 117).

As citações indiretas apresentam fielmente a opinião do autor de uma obra consultada com a linguagem do autor do trabalho que está sendo relatado. Nesses casos não se dará destaque à citação, porém, obrigatoriamente, deverá ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com