TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Saussure concebe as noções de língua e fala?

Por:   •  2/4/2021  •  Dissertação  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Como Saussure concebe as noções de língua e fala?

Escreva um breve comentário no qual exponha o contraponto com suas próprias palavras, sublinhando a relevância desta distinção para a definição do objeto da Linguística.

Sabemos que a Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana em todos seus aspectos atuais, assim como sua evolução ao longo do tempo e apresenta diferentes abordagens teóricas que se diferenciam no modo de compreender o fenômeno da linguagem.

Na concepção de Saussure, a língua e fala fazem parte de uma linguagem do mesmo fenômeno linguístico. Enquanto a língua se refere ao lado social e sistemático da linguagem, a fala refere-se ao lado individual, de caráter não social e assistemático. No entanto, a língua pode ser estudada em uma visão unidisciplinar, sem levar em conta o falante dessa língua, já a fala, é impossível ser estudada de forma sistemática devido a sua variação.

Diante disso é que Saussure propôs que a língua fosse estudada enquanto sistema, ou seja, o foco é o conjunto de regras e não da língua em uso. De toda forma é importante ressaltar que uma só se define em função da outra.

A exemplo disso, se eu ouvir alguém falando grego, que é uma língua da qual desconheço, mesmo que eu perceba os sons, ficarei alheia aos fatos sociais e ao que a mantém viva. Vale ressaltar que , inclusive, uma das primeiras observações de Saussure é a de que a língua não pode ser reduzida ao som (aquilo que é percebido pelos ouvidos) e que o som é somente o meio que ela se realiza.

Então, podemos concluir que Saussure entendeu que as pessoas mesmo tendo falas diferentes (EX: “nóis vai” e “nós vamos”), pertenciam a uma mesma comunidade linguística, pois conseguiam se comunicar usando uma mesma língua, ou seja, tinham domínio dos elementos e das regras que a organizam, portanto, dominavam o mesmo sistema linguístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com