TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como escrever um Memorando

Por:   •  6/6/2015  •  Artigo  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 3

Como Escrever um Memorando

A função básica de um memorando é resolver um problema específico deixando o leitor ciente de uma informação específica. Um memorando pode ser escrito para persuadir outros a realizarem uma ação ou dar um feedback específico com relação a um problema em particular. Quando escrito da maneira apropriada, pode ser muito eficaz em conectar a preocupação ou o problema do redator com os melhores interesses do leitor.

Passos

1. 1
Analise seu público. Decida para quem você está escrevendo este memorando (o público) e quais são as prioridades e preocupações dele. Defina porque este memorando é importante para o leitor.




2. 
2
Escreva o cabeçalho do segmento. O cabeçalho do segmento inclui para quem o memorando é escrito, quem escreveu o memorando, a data completa e exata de quando o memorando foi escrito e o assunto do problema (sobre o que é o memorando). Um exemplo de cabeçalho seria: Para: Nome do recipiente e de seu cargo De: Seu nome e cargo Data: Data completa de quando o memorando foi escrito Sujeito: (ou RE:) Sobre que se trata o memorando (destacado de alguma forma)

◦ Sempre enderece aos leitores pelos nomes corretos deles; não use apelidos.

◦ Quando estiver construindo o cabeçalho, lembre-se de dar um espaço duplo entre as seções e de alinhar o texto.

3.

4. 3
Escreva a parte inicial. Indique a finalidade do memorando e identifique a finalidade em três partes: o contexto do problema, a atribuição em particular e a finalidade do memorando. Identifique a razão exata pela qual está escrevendo o memorando e deixe-a clara para o leitor.


◦ Se você está tendo problemas em descrever o que você está fazendo para resolver o problema (a declaração da tarefa), considere se você esclareceu a situação.

◦ Inclua apenas o tanto de informação necessária, enquanto ainda convence que existe um problema.

5.

6. 
4
Inclua uma parte de resumo. Esta parte deve oferecer uma breve declaração de sugestões importantes. Isto ajudará ao leitor a rapidamente entender os pontos chaves do memorando. O resumo pode também incluir links ou referências às fontes que você usou em sua pesquisa ao problema.

7. 
5
Estenda a discussão.Neste segmento, inclua todos os detalhes que fundamentam às suas ideias e recomendações para resolver o problema. Você pode também escolher propor problemas futuros que podem surgir e discutir como suas recomendações garantem que estes problemas não ocorrerão (veja dicas).

◦ Comece a discussão com o problema mais importante.

◦ Comece com as informações mais genéricas e vá indo para os fatos específicos e comprovadores.

8.

9. 
6
Termine com uma conclusão. Finalize o memorando com final amigável que indica que medidas você quer que o leitor tome. Considere as formas que o leitor pode beneficiar-se das informações ali contidas e como estas mudanças serão vantajosas.

◦ Não deixe de considerar como o leitor irá beneficiar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com