TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Trabalho Escolar: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

São José dos Campos/SP

2013

A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem

O ato do brincar e do lúdico é um fator importante para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico. Brincando, as crianças desenvolvem a atenção, imitação, memória, o raciocínio e a imaginação. Com jogos e brinquedos didáticos o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, em escolas municipais que existe o Laboratório de Aprendizagem, onde é feito um trabalho lúdico com os alunos com muita dificuldade, e o que percebemos que na sala de aula com o método normal de ensino esses alunos não conseguem desenvolver nenhuma capacidade, e no laboratório com recursos diversificados como jogos, computadores e brinquedos eles ultrapassam as barreiras da dificuldade alcançando o conhecimento.

O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos, na esfera cognitiva, na social, biológico, motor e afetiva. Jogando a criança se socializa e aprende, além de poder reproduzir sua realidade através da imaginação, expressando assim suas angústias, dificuldades, que por meio das palavras seria difícil.

O lúdico não é apenas uma diversão, é um processo de grande importância no processo de ensino-aprendizagem. A criança ao brincar e jogar coloca na ação seu sentimento e emoção. A atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental.

O brincar é um impulso natural da criança, que aliado à aprendizagem torna-se mais fácil à obtenção do aprender devido à espontaneidade das brincadeiras através de uma forma intensa e total.

O papel do professor na prática pedagógica

O papel do professor na pratica pedagógica consiste em ampliar a cultura do individuo, com intuito que ele possa intervir de modo critico e atuante em sua realidade, e através da interação com outros indivíduos, consiga refletir e transformar seu cotidiano. O professor como sujeito do processo de aprendizagem é deixar clara a função do mediador e os passos que contribui para o sucesso do processo educativo como um todo.

Os problemas e desafios enfrentados pela escola, as diferentes metodologias, preparar esse aluno para mudanças constante no mundo que vive prepará-lo para autonomia, a aprendizagem para cotidiano, elaborar aulas com atividades e criatividade, utilizando-se de recursos variados e contextuais, transforma a si a realidade de seu entorno com o conhecimento se posicionando a frente às questões sociais a ser uma pessoa critica e progressiva.

A importância da gestão e organização das classes com vistas á aprendizagem.

O dia a dia da vida escolar dos alunos implica em permanecer muito tempo em sala de aula, onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os colegas e aprendem. Por isso é importante a gestão e organização desse espaço escolar, buscando sempre em melhora-lo e transformando num ambiente confortável, oferecendo bem estar e agradável em permanecer nele. A organização das classes se inicia na infra estrutura e limpeza até o layout das mesas e cadeiras e materiais didáticos disponíveis para exploração dos educandos.

O uso de jogos e brinquedos matemáticos na construção de aprendizagem

A utilização de jogos no processo de ensino aprendizagem de matemática tem como objetivo oferecer condições prazerosas de aprender e conhecer a matemática, despertar o interesse e prender a atenção dos alunos transformando o ensino.

Utilizar jogos no ensino de matemática é um meio de ministrar aulas mais dinâmicas e interessantes. O jogo é uma estratégia para propiciar a aprendizagem em diversas áreas. Ter os jogos como método de ensino e aprendizagem de matemática tem um papel fundamental no processo de desenvolver a capacidade de raciocínio de forma lúdica e eficaz do aluno.

Projeto de ensino para letramento e alfabetização pautada na Educação Lúdica

Público-alvo: 2º ano do Ensino Fundamental

Perfil da turma: Alunos que já acompanham a leitura e produzem pequenos textos e aprecia momentos de leitura.

Tempo de duração: Um mês

Tema: Fábulas

Justificativa: Fábula é uma composição literária curta e que geralmente os personagens são animais, e tem um ensinamento de caráter no final. Por ser uma leitura voltada para o publico infantil, curta e ilustrada acaba sendo um rico material para trabalhar a alfabetização e letramento. É um material que nos permite explora-lo em áudio, vídeo e ilustração. Numa turma que se encontra em fase de alfabetização é importante focar na leitura e escrita, e fazendo esse trabalho de forma lúdica despertamos o gosto pela leitura, ensinando de uma forma divertida, fácil aprendizagem e eficaz.

Objetivos: Ampliar o repertorio de fabulas conhecidas; participar de leituras compartilhadas; ler algumas fábulas com autonomia; interpretar e recontar histórias; reconhecer algumas características do gênero Fabula; trabalhar com letra maiúscula, definição de tempo, lugar e personagens e confeccionar um portfólio com as atividades realizadas, podendo tirar fotos dos alunos executando as atividades e acrescentar nos mesmos.

Conteúdos: Personagens típicos são utilizados nas fábulas personagens animais com características humanas próprias do senso comum como: raposa esperta, tartaruga lenta, mas persistente, tal procedimento ”economiza” a descrição dos personagens das histórias que quase sempre são apresentados no próprio titulo; Ensinamento moral, a frase que o contador coloca no final da história, ou em destaque ou na fala final de algum personagem é um conselho, como os provérbios ou ditados populares, podem ainda ser de caráter critico ou uma gozação; Brevidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com