TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Expressão: Relatório dos conteúdos vistos

Por:   •  8/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE)

Engenharia Civil – 1º Período – Manhã

Herica Alves Salustriano

hericaalvesengcivil@aluno.fapce.edu.br

Comunicação e Expressão:

Relatório dos conteúdos vistos

Juazeiro do Norte – CE

2018

Relatório

Este é um relatório com critério avaliativo, visando a obtenção de nota para AVP2. Neste será relatado e brevemente explicado os conteúdos vistos durante a segunda metade do período letivo da disciplina de Comunicação e Expressão do curso de Engenharia Civil, do 1° Período, do turno da manhã, da Faculdade Paraíso do Ceará, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Primeiramente, foi estudado o que é semântica e conceitos atribuídos a ela: sinonímia - relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes; antonímia - relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados diferentes, contrários; polissemia - propriedade que uma mesma palavra possui de apresentar vários significados; Parônimos - semelhança gráficos e/ou fonética entre palavras; e homonímia - relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica, sendo que a este associam-se três tipos: homônimos homófonos, homônimos homógrafos e homônimos perfeitos (também chamados de homófonas homógrafas).

Também foi visto que Redação Oficial é um documento federal, pelo qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações, e com mais profundidade algumas de suas características, entre elas: formalidade, padronização, concisão e clareza. E ainda alguns exemplos de documentos oficiais: Ata - que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões e assembleias; Requerimento - utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridade ou órgãos públicos; Atestado - documento formado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato; Declaração - documento em que se manifesta um opinião, conceito, resolução outro observação; Ofício - documento expedido por e para autoridade com a finalidade de tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos de Administração Pública entre si e também com particulares; Memorando - configura um tipo de comunicação eminentemente interna; Relatório - a modalidade de comunicação pela qual se faz a narração outro descrição ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou.

Ainda houve apresentação de seminário feito pelos universitários sobre documentos oficiais utilizados no cotidiano do engenheiro civil. Foram eles: Procuração, Parecer, Contrato, Aviso, ART, Alvará de construção, Portaria, Declaração, Memorial descritivo e Diário de obra.

Por fim, houve o estudo dos sinais de pontuação: sua importância para a comunicação; sua finalidade; o uso correto da vírgula (,), do ponto final (.), da interrogação (?), do ponto de exclamação (!), do ponto e vírgula (;), dos dois pontos (:) e das aspas (“”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com