TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Linguagem - Paráfrase

Por:   •  18/9/2019  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

______________________________________________________________________

CILON TRINDADE GOULART JUNIOR

8042093

PORTIFÓLIO 1 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

 

Trabalho apresentado para a disciplina de Comunicação e Linguagem, sob a orientação da Profª  Jaqueline de Freitas Zucoloto, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

PORTO ALEGRE

2017

Paráfrase do texto A

Dominar a língua Portuguesa é decisivo para seleção no mercado de trabalho, porém as empresas tem encontrado dificuldades para contratar profissionais que dominem esses pré-requisitos. O uso da linguagem técnica corporativa não compreensível a outros funcionários e até erros elementares de gramática, ortografia incorreta, falhas na coesão das ideias das frases, estão comprometendo a comunicação e expondo profissionais de todos os níveis, até mesmo os cargos de gestão. Na atualidade onde as trocas de informações on-line virou cotidiano, é imprescindível o uso correto da norma culta. É importante participar de cursos, para reciclar e atualizar conhecimentos.

Dominar imprecisamente o português prejudica qualquer profissional, pois estas falhas não são somente percebidas somente nas correções gramaticais dos textos escritos, estas podem afetar competências em outras áreas. A língua desenvolve características cognitivas importantes, a eficácia na formulação de suposições e de fazer avaliações, afirma a escritora e professora aposentada do instituto de letras da universidade de Brasília lucília Garcez. “Tudo isso é construído no desenvolvimento da linguagem” explica.

“As pessoas têm de ser mais atentas, pois nós falamos de uma maneira muito espontânea e natural, mas, com a língua escrita e a língua falada formal, há a necessidade de ter mais cuidado” explica. Para a especialista só existe um meio de desenvolvermos esta habilidade, que é por meio da leitura. A professora sugere que os profissionais procurem em obras literárias, jornais revistas e todos os meios que usem a língua em sua plenitude. E ainda alerta que fica muito mais difícil o aprendizado de outra língua sem o domínio da língua nativa.

Trabalhando com Elaboração pareceres, a servidora pública Maria Abadia Silva, 49 anos, atualiza seus conhecimentos fazendo um curso de português. “A redação oficial tem de estar impecável, por isso, acho importante me reciclar”, diz. Fala inglês e possui três graduações no currículo. Mesmo com extenso currículo, acha importante o constante aprendizado, por causa da evolução da língua. Tem como objetivo o domínio do Novo Acordo Ortográfico da língua Portuguesa.

        Jonas Ricardo Rossi Cardoso, 24 anos, colega de Maria Abadia no curso, é bancário e trabalho com informática, uma área sempre lembrada por possuir profissionais pouco capacitados na área da leitura e escrita. Ao longo da graduação narra o jovem, que não teve aulas de português, por esta disciplina não constar no currículo do curso. Por este motivo ele acabou por procurar o curso de reciclagem. Muitos amigos de Jonas, não entendem sua motivação para voltar aos estudos. “O pessoal pergunta qual a razão de eu fazer essas aulas se já trabalho”, explica. Mas ele aposta na qualificação continuada. “Também acho que só um curso não resolve, não vai ensinar para a gente o que deveríamos ter aprendido ao longo de oito, nove anos de escola”, termina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com