TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDO E EXPRESSÃO EM UM TEXTO NÃO VERBAL EM TERMOS DO PERCURSO DO OLHAR

Por:   •  9/12/2015  •  Artigo  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aline da Silva Nascimento RA: 1520198

POLO

MOGI DAS CRUZES

2015


CONTEÚDO E EXPRESSÃO EM UM TEXTO NÃO VERBAL EM TERMOS DO PERCURSO DO OLHAR

O texto não verbal pode ser constituído por formas, cores, imagens, sons, etc. Alguns textos têm a função de informar, orientar, organizar, por exemplo, o semáforo, que indica quando o motorista pode avançar ou o pedestre pode atravessar com segurança. Outro exemplo: as figuras nas portas dos banheiros públicos indicando qual é o feminino e qual é o masculino.

Outros, permitem que cada interlocutor interprete de acordo com o seu ponto de vista, dependendo também do conhecimento de mundo de cada um, para isso é preciso observar os detalhes, por exemplo, as pinturas, as charges.

Ao analisar um texto não verbal, percebemos que “conteúdo e expressão” estão totalmente interligados, pois a expressão é a manifestação do conteúdo, em outras palavras; a expressão é a decodificação do conteúdo, como uma imagem, deixando de ser apenas uma figura para tornar-se uma linguagem, para transmitir uma mensagem, por exemplo.

Vamos analisar a seguinte imagem:[pic 1]

        

Plano de conteúdo: A figura de uma mulher.

Plano de expressão: A roupa branca indica que a mulher na foto é uma enfermeira, completando esta informação, podemos observar também, o símbolo da cruz dentro de um círculo vermelho em seu acessório na cabeça, típico do uniforme de um profissional da área. A maneira como ela está com o dedo indicador nos lábios refere-se ao apelo por silêncio. Logo, podemos concluir que a imagem, provavelmente, faz parte de um cartaz que está em um hospital, pois é importante que as pessoas conscientizem-se de que fazer barulho ou falar muito alto pode perturbar o descanso ou o tratamento de um paciente muito doente, por isso, o pedido de silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (233.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com