TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consistência do texto

Seminário: Consistência do texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Seminário  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

A coerencia textual é a relação logica entre as ideias, pois estas devem se complementar, gerando nao contradiçoes, redundancia entre as partes do texto.

Para um texto coerente, é necessario que todas as ideias se amarrem textualmente, formando uma unidade q se prende ao titulo e ao tema.

Um texto incoerente é o que carece de sentido ou o apresenta de forma contraditória. Muitas vezes essa incoerência é resultado do mau uso daqueles elementos de coesão textual. Na organização de períodos e de parágrafos, um erro no emprego dos mecanismos gramaticais e lexicais prejudica o entendimento do texto. Construído com os elementos corretos, confere-se a ele uma unidade formal.

A má pontuação pode interferir na coerencia do texto, por isso é indispensavel.

2.Coerência Lógico-Conceptual

Um texto é coerente se as situações nele recriadas forem conformes àquilo que sabemos acerca do mundo e se forem respeitados alguns princípios básicos de natureza lógico-conceptual.

A coerência não releva, portanto, do plano estritamente idiomático. Se se disser "As ruas estão molhadas porque não choveu", produz-se um texto incoerente, porque se estabelece um nexo de causalidade que entra em ruptura com a nossa apreensão cognitiva do mundo.

Há três princípios gerais que devem ser respeitados na estruturação de um texto coerente: a não contradição, a não tautologia e a relevância. Estes princípios funcionam como constrições de natureza cognitiva, lógico-conceptual, que suportam a coerência de um texto.

1. O princípio da não contradição exclui de um texto que se pretende coerente a representação de situações logicamente incompatíveis: não será coerente um fragmento do tipo “O número 3 é ímpar e é par”.

2. O princípio da não tautologia implica que um texto coerente não seja informativamente nulo. No fragmento “As viúvas só recebem 50% das pensões do respectivo marido. Só têm direito a 50% do dinheiro que o marido recebia em vida”, a derrogação do princípio da não tautologia dá origem a uma taxa de redundância inaceitável num texto coerente. um texto coerente deve conter alguma informação. A repetição das mesmas ideias por palavras diferentes torna o texto excessivo e rebuscado:

Um jantar abundante ...um banquete, uma copiosa refeição...

Tautologia é o vício da linguagem que consiste em repetir a mesma ideía por palavras diferentes

3. O princípio da relevância exclui a representação de situações/eventos que não estejam relacionados entre si. O que distingue um texto coerente de um conjunto heteróclito de enunciados é justamente o facto de, no primeiro, se recriarem situações que se interligam (espacial ou temporalmente, ou em função de conexões de diversa ordem: causa/consequência, meio/fim, contraste, etc).

A festa estava óptima. Os donos da casa receberam-me com toda a amabilidade e simpatia. Esperei muito antes que chegassem os meus amigos, pois chegaram, finalmente, atrasados, mas alegres, como sempre. Por fim divertimo-nos muito, apesar de tudo. (Será necessário seleccionar a informação relevante e suprimir aquela que pode estar implícita.}

De salientar ainda que a coerência textual envolve continuidade temática e progressão semântica. A continuidade implica a recorrência de informação ao longo do desenvolvimento linear do texto (ver coesão); a progressão implica a renovação da informação ao longo das sequências textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com