TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contar Histórias: Uma Arte Sem Idade

Exames: Contar Histórias: Uma Arte Sem Idade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

A autora cita a experiência vivida na sala de aula durante um estágio curso de magistério que precisava chamar a atenção das crianças , teve a idéia de começar a contar história. Percebeu que as crianças gostavam muito e se interessavam então resolveu ensinar as técnicas aprendidas a partir desse livro.

História: importante alimento para imaginação, compromisso do narrador deve ser com a história, enquanto fonte de satisfação da criança.

Escolha da História

O sucesso da narrativa esta na elaboração de um roteiro. O roteiro transforma o improviso em técnica . As histórias devem ser relacionadas de acordo com a faixa etária, condições socioeconômicas, os objetivos físicos da ocasião e o gosto pessoal do narrador. Se não for escolhida conforme a faixa etária correta, é como um alimento ingerido por uma criança de idade inadequada.

Faixas etária:

Até 3 anos faixa pré-mágica

3 a 6anos fase mágica

Depois que a historia for escolhida, o narrador precisa estudá-la previamente para familializar se com ela e seus personagens e depois adaptá-las com a devida técnica.

Elemento Essenciais de um Enredo

Introdução, clímax e desfecho.

Conclusões da História

As conclusões pertencem aos ouvintes, o contador não deve dar lições de moral através delas, somente algumas intervenções que leva a criança a refletir sobre o tema específico.

Para cada situação um recurso

Os recursos permitem apresentações recreativas e originais, são vantajosos a saber escolhe-los são fundamental, a apresentação de histórias pode ser através de: Uma simples narrativa , nenhum acessório , somente expressão corporal, livros algumas histórias se tornam mais ricas com ilustrações, gravuras imagens ampliadas com ideias centrais (introdução, clímax e desfecho), flanelógrafo recurso visual onde os personagens entram e saem de cena, desenhos feitos na lousa, interferências feitas pelo narrador faladas , cantadas e a participação de todos.

Conversa com os alunos antes da narração

Conversas informais sobre animais, brinquedos, bonecas, irmãozinhos, castelo, palácio, gigantes, solidão, medo entre outros que permitem que o professor conheça melhor seus alunos. Elas também evitam interrupções.

.A arte de contar histórias

Contação de histórias deve ser original, com naturalidade, mas sem perder a essência. O professor precisa se colocar no nível dos alunos próximos a eles e evitar muitos movimentos para que eles se concentrem. Os ouvintes precisa estar confortáveis. O narrador se expressa através de sua voz, elas dão mais clareza e intensidade. Existem vários tipos de voz, ela se modifica de acordo do momento da narrativa. E preciso ter clareza, corrigir a linguagem, evitar repetições, isto pode acontecer com muita disciplina.O gosto por crianças é fundamental. O narrador também precisa se divertir no momento da história converter se em emoção e favorecer a emoção aos pequenos.

Crianças acordadas e de barriga cheia pensam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com