TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro - contar história: uma arte sem idade

Abstract: Fichamento do livro - contar história: uma arte sem idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Abstract  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

FICHAMENTO DO LIVRO - CONTAR HISTÓRIA: UMA ARTE SEM IDADE

REGIANE ANDREA DA ROCHA SILVA

Referência bibliográfica.

COELHO, Betty. Contar história: Uma arte sem idade. 10ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo: A autora cita a experiência vivida por ela na sala de aula durante um estágio do magistério onde precisava chamar a atenção das crianças então teve a ideia de começar a contar história. Percebeu que as crianças gostavam muito e se interessavam então resolveu ensinar as técnicas a partir desse livro. (p.9) Para ela, contar história é uma arte que alimenta a imaginação e ajuda a resolver conflitos.

Escolha da história

A história deve ser escolhida de acordo com a faixa etária e interesses da criança. Às vezes leva-se um tempo pesquisando para encontrar a história adequada que atenda ao interesse dos outros. (p.13). A história é uma fonte de prazer, mas para ter sucesso o narrador deve ter a elaboração de um roteiro que interliga vários fatores principalmente a faixa etária do público, porque cada etapa exige uma elaboração diferente.

O estudo da história

A autora apresenta o quanto é importante o narrador estudar a história, captar a mensagem que nela está explícita, o essencial deve ser contado na íntegra e nos detalhes do narrador pode usar a imaginação e a criatividade. (p.22).A história deve conter seus elementos essenciais, o mais importante é a introdução, está deve ser curta e conter as informações necessárias sobre o conteúdo da história, depois vem o enredo e por fim a conclusão essa pertencem aos ouvintes.

Formas de apresentação da história

Deve escolher a melhor forma ou recurso adequado para apresentar uma história os recursos podem ser: simples narrativa, com auxílio de livros, uso de gravuras, flanelógrafos, e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens e requer uma técnica especial. (p.31)

A narração da história

Além de técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade par contar a história. (p.50). A duração da história depende da faixa etária e do interesse do ouvinte. (p.54).O narrador deve se expressar numa voz definida, tem de saber modulá-la de acordo com o que está contando, deve ter clareza, intensidade e saber o que vai acontecer até o fim da história.

Atividades a partir da história

A história funciona como um agente desencadeador de criatividade, inspirando cada pessoa a manifestar-se, expressivamente, de acordo com sua preferência. Baseado nas sugestões o enredo oferece vários tipos de atividades: a dramatização, pantomima, desenhos, recortes, modelagem, dobraduras, criação de textos orais e escritos, brincadeiras, construção de maquetes. A história não termina quando chega ao fim, ela permanece na mente da criança, que incorpora como um alimento de sua imaginação criadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com