TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade

Tese: Fichamento do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  Tese  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade

SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história: Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo: Antecedentes ou Uma Historia na Primeira Pessoa

A autora cita a experiência vivida na sala de aula durante um estágio no curso de magistério que precisava chamar a atenção das crianças teve a idéia de começar a contar história. Percebeu que as crianças gostavam muito e se interessavam então resolveu ensinar as técnicas aprendidas a partir desse livro. (p.9)

Capítulo 1: Escolha da história

A história para ser contada deve ser escolhida de acordo a faixa etária e interesses. Às vezes leva se tempo pesquisando para encontrar a história adequada que atenda ao interesse dos ouvintes. (p.13)

Em casos específicos requer bom censo nas escolhas, por exemplo, crianças enfermas, inválidas, deficientes visuais, deficientes mentais cada uma precisa de uma escolha especial. (p.20)

Capitulo 2: Estudo da História infantil

A autora apresenta o quanto é importante o narrador estudar a história diferenciando no enredo o que é essencial e o que são detalhes, o essencial deve ser contado na íntegra e nos detalhes o narrador pode usar

a sua imaginação e criatividade. (p.22)

Capitulo 3: Formas de apresentação das histórias

Deve-se escolher a melhor forma ou recurso adequado para apresentar uma história, os recursos podem ser: simples narrativa, com auxilio de um livro, uso de gravura, flanelográfo e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens especificas e requer uma técnica especial. (p.31)

A participação do ouvinte com vozes ou gestos é uma técnica de interferência utilizada deve-se tomar cuidado com esse recurso para que vire um programa de auditório, saber escolher o recurso é fundamental. (46)

Capitulo 4: A narração da história

Além das técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade para contar histórias (p.50)

A duração da narrativa depende da faixa etária e do interesse do ouvinte. (p.54)

O narrador deve saber lidar com as interrupções (p.56)

Depois da história contada o comentário do ouvinte revela o quanto a história pode contribuir para o emocional e intelectual de algumas crianças. (p.58)

Capitulo5: Atividades a partir da história

A narradora ensina como a história pode ser aproveitada depois de contada propondo atividades de enriquecimento como, dramatização, desenhos,

pantomina, recortes, criação de textos, brincadeiras, e construção de maquete.

Citações:

“A história aquieta, serena, prende a atenção, informa, socializa, educa. Quanto menor a preocupação em alcançar tais objetivos explicitamente, maior será a influência do contador de histórias.” (p. 12).

“Estudar uma história,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com