TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contar-vos-ei a fatídica história da Belíssima Dama Inês de Castro

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Gênero: Dramático // Ato I // Monólogo

Cena I – Entra o bobo da corte com uma música ao fundo:

Contar-vos-ei a fatídica história da Belíssima Dama Inês de Castro:

Nascida na Galícia, meados 1320 e 1325, era filha natural de Pedro Fernandes de Castro, um alto funcionário do trono espanhol, mas ela também tinha uma ascendência bastarda, porém viveu com as regalias de família nobre.

Em sua mocidade, torna-se dama de companhia da prima Dona Constança Manuel, nobre espanhola de importantíssima família, tão importante que Constança casou-se com Dom Pedro, herdeiro do trono português.

Mas pela infortuna desgraça, o desgraçado apaixona-se pela dama de companhia de sua esposa... Mas a “mocinha” não fica para trás, ela também fica toda caidinha por ele!

Percebendo tal atrocidade, Constança chama, ao ter seu primeiro filho... Dona Inês para ser sua comadre, pois a relação carnal entre pais e madrinhas era considerado incesto.

O Rei Afonso 4ª, pai de Dom Pedro, diante da situação, antes de Inês ter seu afilhado, expulsa e exila ela para um castelo próximo à fronteira com a Espanha...

E AGORA?! O QUE SERÁ DESSA RELAÇÃO?!

Enfim... Algo terrível aconteceu... Dona Constança, ao ter seu terceiro filho acaba por falecer... Oh! E agora quem poderá me ajudar?! – Pensou friamente Dom Pedro, que já tinha a resposta... Dona Inês... Oh! Querida Inês.

Porém, Entretanto, Todavia... A alta nobreza não aceitava tal relação... (Claro – morbidez absoluta! E, cá entre nós... Traição absurda).

Como Inês era aristocrata Espanhola e estava envolvida com toda essa confusão, o esperto (ou podemos dizer cruel e ambicioso) Rei Afonso 4º, fez um julgamento e condenou nossa pobre mocinha à morte!

Cortem-na a cabeça! (Ops história errada)

Mas ela foi degolada, barbaramente.

Com tal situação, Dom Pedro rompeu relações com seu pai!

Depois de Coroado, Dom Pedro I, determina, ainda, uma punição aos nobres que ajudaram na execução de Dona Inês... E com o coração arrancado em vida, dois dos conselheiros foram torturados para que delatassem os demais participantes....

O Gran Cavalheiro Dom Pedro I, trás à tona para toda a corte que, oficialmente, havia se casado com Dona Inês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com