TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Histórico - Cultural

Por:   •  20/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Realismo

Contexto Histórico-Cultural

O movimento realista tem como marco inicial a publicação do romance Madame Bovary de Gustave Flaubert, em 1857, na França. De caráter ideológico e marcado pela denúncia dos problemas sociopolíticos, o Realismo manifesta-se na pintura retratando imagens do cotidiano concentradas nas camadas populares, mas na literatura o movimento alcança seu maior impacto denunciando os preconceitos, a intolerância, a hipocrisia da Igreja católica e a falsidade nas relações sociais burguesas.

As correntes científicas, como Determinismo, o Positivismo e o Evolucionismo passam a ser a base para a explicação da realidade.

A “geração do materialismo” revolucionou as ideias do século XIX, e as ciências alinharam-se, inter-relacionando-se para o estudo de elementos sociais humanos: economia, sociologia, biologia, psicologia, geografia e antropologia reúnem-se a fim de observar e interpretar a vida numa perspectiva evolucionista.

A literatura, até então repleta da fantasia subjetiva romântica, abre espaço para a denúncia social feita de maneira objetiva, associando o comportamento das personagens a tendências naturais e analisando-o a partir de elementos que possam ser cientificamente comprovados.

Características literárias

- Apresentação da verdade, fuga do sentimentalismo e do artificialismo, verossimilhança no relato dos acontecimentos, que não devem ser ordenados pela lógica, já que a realidade segue ritmo irregular.

- Retrato e interpretação das personagens à luz da psicologia, os personagens são semelhantes aos indivíduos da vida real, por isso são retratados interna e externamente.

- Observação objetiva da vida, precisão e fidelidade na observação, o narrador não interfere no comportamento das personagens.

- Documentação, seleção, síntese e denúncia dos fatos. O Realismo retrata o momento presente, os conflitos do homem com o meio.

- Minúcia na caracterização da ação, a narrativa realista é lenta e detalhada.

- Linguagem simples e natural, próxima da realidade.

- Crítica das instituições (igreja, família e Estado), denúncia dos comportamentos irregulares ocultados pelas aparências de seriedade dos membros, mais especificamente da alta burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com