TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convocação comercial na XXV CBBD

Seminário: Convocação comercial na XXV CBBD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

Chamada de Trabalho para o XXV CBBD – 2013

Submissões encerradas.

Apresentação

O XXV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

O evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões plenárias com palestras e conferências; Sessões temáticas e Mesas redondas, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das Bibliotecas, da Informação e dos Usuários e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, das Tecnologias de Informação e Comunicação para a organização e acesso à informação, Transcompetências: diferenciais do usuários e do profissional da informação, as Bibliotecas e serviços de informação num cenário de transformações e a sustentabilidade. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

O Congresso tem como Tema central:

Bibliotecas, Informação, Usuários –Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação

As Áreas Temáticas definidas e os Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos encontram-se disponíveis a seguir.

1 TEMÁTICAS DO XXV CBBD 2013

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente

Especificidade e aplicabilidade em Bibliotecas e Serviços de informação. Características das tecnologias versus ambientes de informação e seus usuários. Relações profissionais e pessoais em ambiência digital. Políticas, metodologias e aplicativos para gestão e curadoria de acervos bibliográficos, memoriais e institucionais. Aplicações 2.0 e experiências em redes sociais online. Livros e leitura digitais e portabilidade. Competências e tecnologias na era digital. Avaliação da usabilidade de recursos de tecnologias da informação.

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação

Competências na ambiência das Bibliotecas e Serviços de Informação. Formação dos profissionais da informação. Metacompetências e transcompetências em Bibliotecas e Serviços de Informação. Competências de acesso e uso da informação para a construção do conhecimento. Perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre Competências em informação. Advocacy. Defesa de interesses, engajamento, ativismos e atuação dos profissionais da informação.

Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Projetos e alianças estratégicas. Compromisso social e responsabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Promoção do desenvolvimento sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Requisitos e valores para uma economia sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Bibliotecas Verdes. Avaliação de bibliotecas e serviços de informação.

Temática IV: Bibliotecas Públicas: Para submissão dos trabalhos sobre Bibliotecas Públicas do III Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas.

Temática V: Bibliotecas Escolares: Para submissão dos trabalhos sobre Bibliotecas Escolares do 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.

Obs. Os trabalhos referentes às temáticas IV e V também constarão dos Anais do XXV CBBD

2 PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 Avaliação dos trabalhos:

Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Diretoria Técnica-Científica do XXV CBBD.

2.2 Procedimento:

Os trabalhos científicos para avaliação deverão ser submetidos exclusivamente pela Internet, até as 24h (horário oficial de Brasília) do dia 14 de abril de 2013. Antes da submissão, um dos autores deve estar cadastrado no sistema, o que pode ser feito através do link: “Cadastro”. Após o cadastro, o autor deve “iniciar sessão” e poderá submeter o trabalho por meio do link “Submissão de Artigo”, obedecendo as normas específicas do formato dos trabalhos. O artigo a ser submetido deve estar no formato “pdf”. Veja como converter seu arquivo para PDF. Os trabalhos deverão ser enviados sem a identificação dos autores, segundo o Modelo do artigo. Para facilitar a formatação, disponibilizamos também o formato word. Porém, no momento de cadastrar os metadados no sistema, é necessária a inclusão de todos os autores do trabalho os dados de filiação institucional.

Cada autor poderá inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos, sendo que a contagem do número de trabalhos não distingue autoria de co-autoria. Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito e que o mesmo não poderá ser apresentado em mais de uma área temática. O número máximo de autores nos trabalhos é 5 (cinco).

É importante observar as instruções de formato dos trabalhos, pois previamente será realizada uma avaliação dos conteúdos, verificando o cumprimento da formatação exigida. Não serão aceitos arquivos infectados com vírus.

2.3 Prazos para envio dos trabalhos completos:

Até 14 de abril de 2013 – Envio dos trabalhos/pôsteres completos.

Nota: O envio integral do trabalho implica no cadastramento on-line da inscrição preliminar por meio do sistema disponível no site do evento. A confirmação de participação será efetivada com o pagamento do boleto bancário que deve ser impresso por meio do sistema on-line. O sistema permite acompanhar as inscrições e os pagamentos efetivados.

2.4 Tipos de trabalhos a serem aceitos para o XXV CBBD:

Trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com