TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA E PRATICA DE ENSINO

Casos: DIDATICA E PRATICA DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Curso: Pedagogia 3°Semestre/2014

Atividade Avaliativa – ATPS

Disciplina: Didática e Pratica de Ensino

Tutor(a) Distancia:Denise F. BagneMarquesin

Tutora Presencial: Eloisa Renata Lacerda Carvalho

Nomes: Thais Martins Pires RA:421988

Daniele Aparecida RA:423946

DATA: 09/03/2014

Pilar do Sul-SP

SUMÁRIO

1.1 RESUMO 1

1.2 INTRODUÇÃO 1

2.1 APRESENTAÇÃO 1

3.1 REALCIONAMENTO AO APRENDER E AO ENSINAR(Observações em sala de aula) 2

3.2 A BRICADEIRA ESCOLHIDA NO DIA FOI A DA SERPENTE 3

4.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA NIVÉL MATERNAL 3

5.1 “NA PRATICA, A EDUCAÇÃOÉ BEM DIFERENTE DO QUE DESEJAM AS TEORIA” 4

6.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

7.1 REFERÊCICIAS BIBLIOGRÁFICAS 5

1.1 RESUMO

Neste tema estamos abordando o projeto de brincadeiras na faixa etária de 06 anos 1 º Ano , onde se inicia todo o desenvolvimento da criança mesmo que ela ainda não compreenda o sentido da palavra ela aprende estimulando a aprendizagem.

1.2 INTRODUÇÃO

A disciplina de Didática e Prática de Ensino pretende contribuir para formação do professor, mediante a compreensão das especificidades do trabalho docente, na situação institucional formativa e curricular do ensino. Supõe compreender o trabalho docente, tanto na perspectiva da construção de saberes sociais, pedagógicos e docentes subentendidos, construídos nas diversas relações pedagógicas no contexto da sociedade, bem como no sentido da sua formalização, através da Didática. Permitiu - nos, na elaboração das etapas supervisionadas situar a Didática no contexto do ensino, tendo como referência alguns marcos históricos, no âmbito das tendências e implementações do sistema educacional e pedagógico.

2.1 APRESENTAÇÃO

Tema: O conhecimento das riquezasnaturais brasileiras e a necessidade de sua conservação.

Publico alvo:1º Ano do Ensino Fundamental

Justificativa: O brincar é uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo, com o outro e com o mundo. Segundo as citações as brincadeiras estimulam a aprendizagem. Em nossa vivência de estagiarias percebemos que o hábito lúdico do brincar na criança aguça o interesse no aprender e estimular o conhecimento.

A criança aprende a brincar e são introduzidas nos significados da linguagem, oral e escritas através das brincadeiras.

Perfil da turma: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, faixa de idade 6 anos, composta por 20 alunos. Escola localizada na área urbana no interior de São Paulo.

Objetivos gerais e específicos:Escolhemos este tema porque a criança se interessa pela brincadeira e assim se desenvolvem. Eles estão aprendendo a dividir, a ceder, a viver seu dia-a-dia, experimentando do saber da vitória ou da frustração, descobrem que as pessoas são diferentes e que é importante respeitar a individualidade.

Na teoria, o brincar ocupa um espaço essencial. Segundo o autor (froebel, 1896): “brincar é a mais alta fase do desenvolvimento infantil – do desenvolvimento humano neste período. É a representação auto ativa do interno – representação do interno da interna necessidade e impulso”.

Tempo de Duração: 20 aulas (ou seja 1 mês)

Desenvolvimento Brinquedos que estimulam o movimento e a imitação

Blocos de construção, telefone, jogo de praia, caminhão com cargas, peças para encaixe, casa de bonecas com móveis, jogos de representação, brinquedos que imitem utensílios domésticos, triciclos, bonecas e acessórios, objetivos que permitem a representação de papéis (baú do faz-de-conta com roupas, sapatos, chapéus, bolsas, maquiagens, fantasias, máscaras, capas etc.), brinquedos de empilhar, brinquedos para cavalgar, carrinho de mão, cavalinho de pau, brinquedos para empurrar e puxar, bolas, giz de cera, massas , jogos de encaixe, jogos de construção, quebra-cabeça simples, tambor, fantoches, caixas de sucata, espaço para correr e pular.

3.1 REALCIONAMENTO AO APRENDER E AO ENSINAR(Observações em sala de aula)

Nível 1º Ano do Ensino Fundamental ( Aula de Educação Artística)

Chegando à sala de aula as crianças vão até suas mesinhas, retiram os cadernos de recados de suas mochilas e os entrega para a professora. Existe um cartaz com a rotina, pregado na parede da sala de aula que é seguido pela professora e pelos alunos. As crianças são organizadas em uma roda, denominada a roda da conversa, no primeiro momento serve para que as crianças falem tudo o que queiram, contem os acontecimentos que presenciaram em casa ou mesmo o que ocorreu no caminho para a escola (todos participam), muitas vezes a professora precisa intervir, pois várias crianças querem falar ao mesmo tempo, ainda na roda da conversa são feitos os cumprimentos para a professora e amiguinhos através de músicas e só depois a professora passa para a sala todas as informações do que vai acontecer, qual o brinquedo que será usado, qual filme que será assistido, e as brincadeiras que serão realizadas. Após as crianças se levantam voltam para suas mesinhas e a professora, vai até a lousa para fazer o cabeçalho, a professora pergunta qual o dia da semana, e com a ajuda da própria professora as crianças respondem. A lousa também é usada para a chamada e contagem das crianças, a professora conta os meninos separados das meninas e no final a sala conta o total dos alunos. Durante a chamada são colocadas as iniciais dos nomes das crianças na lousa. São usados em sala de aula: lápis de cor, giz de cera, guache, que são guardados e entregues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com