TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que cor é?

Relatório de pesquisa: De que cor é?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

O tema do projeto foi definido pelo grupo uma vez, que as mudanças sócias têm ocorrido de forma acelerada. Aqueles que anos lutaram engajados, buscando igualdade, conscientização por parte da grande maioria, que lutaram por uma correção de anos de descriminação racial, hoje tem começado a colher parte destes ‘’frutos’’. Que é representado por leis, emendas que obriga o governo e a sociedade, a mudarem seus conceitos e pré-conceitos, diante de uma camada da população brasileira que durante anos sofreu, com o preconceito e a discriminação racial de uma forma escancarada pública explicita, por parte da branqitude brasileira .

Sendo assim, cabe a nós educadores, abordar o tema de uma forma clara e objetiva, afim de que nossos educandos possam, desde os primeiros passos na vida escolar, se desvinculando de qualquer pratica preconceituosa, que possa fazer parte de sua cultura, ainda que involuntariamente.

Nome do projeto - “Que cor é a minha”?

Público Alvo - 5° etapa – Educação Infantil

Justificativa /fundamentação teórica - O projeto foi desenvolvido com a finalidade de despertar a consciência multirracial. Uma vez que é o Brasil é um país formado por diferentes raças, que aqui chegaram e dando a população brasileira este ‘’colorido’’.

Fundamentada na Lei 10.639/03.67 que traz para a sala de aula a inclusão do ensino da História da África e da Cultura Afro Brasileira.

Objetivos gerais e específicos – Despertar o senso de correção de desigualdades, provocado por anos de racismos explicito. Construindo um caminho de oportunidades iguais para os grupos sociais. Erradicar as pratica, falas e comportamentos racistas já nos primeiros anos da vida escolar. Trazer a realidade do meio em que a criança vive

Cronograma – Apresentação da proposta

Socialização

Exploração

Desenvolvimento / ações – roda de conversa, cotação de história, recortes de revistas de celebridades, atletas, políticos e artistas, de varias etnias, brincadeira com fantoches.

A proposta do desenvolvimento segue a rotina escolar, a principio se estimulará o assunto usando a roda de conversa, para que se seja abordado o tema.

“A leitura da história ocorre após o primeiro passo da aula, o livro ‘‘MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA “, conta a historia uma linda menina negra , o quanto sua mãe se empenhava para que ela ficasse mais bela ainda, e a admiração e curiosidade de um coelho branquinho , que queria descobrir o segredo da beleza negra da menina .

A exploração do tema acontece quando revistas novas e usadas são distribuídas, afim de que personagens de diversas etnias sejam recortados, e se construa um grande painel .

Por fim a brincadeira com fantoches, ‘’ formando famílias “

Etapa 2

É claro e perceptivo a relação de afeto professor educador, comum nesta faixa etária. As relações afetivas desta turma, aluno professor, e entre os colegas é em um primeiro momento cordial, algumas interferências por parte do professor, já começa a ser feita pouco tempo depois da chegada dos alunos.

Acontece um momento social de integração entre as turmas e os demais professores, logo na chegada, ali também ocorre a contagem dos alunos por turma, eles cantam juntos, cantigas infantis, dando boas vindas uns aos outros, saudando o dia, e outras.

As turmas se separam para os respectivos ‘’espaços’’, já pré-definido, e iniciam-se as atividades (nem todas as turmas vão ao mesmo momento para classes convencionais, mas todas as turmas passaram por uma classe convencional)

A chegada a classe é feita pela tradicional ‘’fila indiana’’, separada por gênero, meninos e meninas.

A sala de aula convencional é composta de mesas sextavadas, onde 6 crianças ocupam cada mesa , a divisão é feita aleatoriamente, a não ser que seja necessário uma intervenção por conta de algum conflito , eles escolhem onde e com quem querem sentar .Uma lousa tradicional , armários coloridos , estantes com livros , revistas, tintas e pinceis , cestos com brinquedos diversos, um alfabeto completo acima da lousa trazendo uma figura e a letra correspondente .

Como estagiaria é claro que nos primeiros momentos atraí a atenção dos alunos para minha presença, logo após uma breve atenção, eles puderam retomar sua rotina com tranquilidade.

Em um primeiro momento é exposto na lousa um cabeçalho que tem o intuito de trazer localização para o aluno. Não demora aparecer às diferenças comportamentais dos alunos, uns se evolvem nas atividades respeitando a orientação do professor, outras agem completamente contrario aquilo que está sendo proposto, e também aquelas que por diversas razões não conseguem interagir.

O professor usa recursos de ensino, blocos coloridos, jogos pedagógico, recortes e colagem, jogos cooperativos, jogos de movimento, em busca do objetivo de seu plano de aula.

Etapa 3

Área do conhecimento – Artes, Pluralidade Cultural

Tema: Respeito e conceituação às diferenças etnias.

Ano de escolaridade – 5° etapa da Educação Infantil

Roda de conversa; sobre as cores da pele, textura de cabelos, cor dos olhos, cor dos pais e avós, etc.

“Leitura de um conto infantil; ‘‘Menina Bonita do Laço de Fita”, (Ana Maria Machado).

Contextualização; recortes de figuras conhecida das crianças de revistas, personagens do mundo moderno de diversas etnias

e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com