TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Pratica De Ensino

Trabalho Escolar: Didatica E Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A escolha deste tema se deu a necessidade das brincadeiras e musicas na pratica com as crianças e para que nós refletíssemos sobre a didática na educação, para termos um olhar mais amplo a respeito de educar e ensinar, porque, enquanto a educação refere-se ao processo de formação humana, o ensino é a orientação da aprendizagem, buscamos informação em livros, revistas e sites para elaborar este trabalho em grupo que consta um planejamento de aula para crianças do jardim três com idade de 4 a 5 anos.

Após leituras e estudos, percebem-se diariamente alguns conflitos entre as crianças que consequentemente resolvem com mordidas, beliscões e muito choro. Diante dessa situação a necessidade de refletir sobre o assunto. Como educadora ao observar o comportamento das crianças em historias contadas e narradas de diversas maneiras e na sua interação com na musica é uma atividade lúdica, e, também compreende que, através desta atividade pedagógica é possível fazer com que a criança, possa desenvolver o processo ensino aprendizagem e construir seu próprio conhecimento.

Frequentamos uma sala de aula para realizarmos registros reflexivos sobre a relação estabelecida entre o professor e as crianças, a rotina, comportamento material didático mais usado entre outros, vivências nos espaços escolares, descrevendo o ambiente e a relação pedagógica vivenciada.

Uma breve observação de uma pratica docente reflexiva nos mostra de como um professor enquanto mediador deve sempre estar em busca de novos conhecimentos, devido a continua mudanças que nossa sociedade vem adquirindo ao longo dos dias, em função disso a tão desejada obtenção de melhorias no processo ensino aprendizagem, nas formações continuadas e programas de formação inicial para a capacitação de nossos educadores.

ETAPA 1

O PAPEL DA BRINCADEIRA E DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este projeto será desenvolvido com crianças que frequentam o Jardim III na faixa etária de 04 anos e 05 anos.

JUSTIFICATIVA

Após leituras e pesquisas realizadas, percebem-se diariamente alguns conflitos entre as crianças por brinquedos, dentre outros, que só resolvem com mordidas, brigas, beliscões e consequentemente com muito choro. Varias tentativas de conversas individuais são realizadas na expectativa de solucionar esse problema, que muitas vezes acabam em vão. Pesquisando-se em revistas, livros e até mesmo opiniões de profissionais experientes na área, percebi a necessidade de refletir sobre o tema. Segundo Vygotski é a imaginação em ação ou o brincar que permite a criança ir alem da percepção afetivo-motora para criar a representação do mundo. Piaget, por sua vez, explica que precisamos cuidar de não impor uma adaptação das crianças ao mundo dos adultos com punições e castigos. Os adultos precisam possibilita-las ao equilíbrio entre a imaginação e a transformação do real pela brincadeira, construindo a inteligência.

OBJETIVO GERAL

* Mostrar a importância das dramatizações, os contos de estórias e musicas infantil, como recursos didáticos que valorizam o relacionamento entre crianças em sala. Com o auxilio de vários estilos de musicas infantis, propor atividades que estimulem nas crianças o gosto pela musica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Promover teatros com fantoches de historias infantis;

* Dramatizar musica com roupas especificas de cada uma;

*Conhecer a importância do papel da brincadeira no desenvolvimento infantil;

*Estimular a interação com outras crianças.

* Identifica-lo como ser social, construtor de sua identidade pessoal, socializando com outros colegas.

* Desenvolver também a linguagem oral, fazendo com que os alunos ao ver livros infantis e suas figuras interpretem e contem a suas próprias historias.

CRONOGRAMA

Será aplicado anualmente.

DESENVOLVIMENTO

Após a chegada das crianças e boas vindas a todos, organizar algumas rodas de conversas e leituras para selecionar as historia de maior interesse às crianças. Diante das escolhas, dramatiza-las com fantoches e fantasias para que as crianças possam usar e se sentir personagens da historias.

A partir das historias, buscar mostrar os interesses de cada um para o teatro e o seu desenvolvimento no processo educativo e socialização. Mostrar os resultados de uma proposta metodológica simples, mas significativa para as crianças, pois a atuação e o envolvimento nas atividades é um meio propiciador de ludicidade e aprendizagem, com recursos como aparelhos de sons, DVDs, livros de historias e roupas velhas.

Observando a brincadeira de roda sendo desenvolvida com as crianças, numa primeira etapa, nota-se que a maioria das crianças tem a dificuldade de segurar a mão do colega num determinado momento sendo estimuladas a cantar de mãos dadas aos poucos começam a interagir uns com os outros no ritmo da cantiga escolhida.

O professor tem um papel fundamental em estimular a brincadeira de roda, com diferentes formas de se brincar, em roda, sentada ao chão, dançando, as crianças fantasiadas, proporcionando a elas uma brincadeira alegre e de grande importância no desenvolvimento infantil.

Numa segunda etapa de observação, nota-se que as crianças já conseguem formar roda e seguir o ritmo da cantiga, levando em conta as diferenças de cada criança, cada uma tem uma maneira própria de se expressar, através de gestos, sons e sorrisos, assim todas entram na brincadeira.

Considerando a importância das brincadeiras de roda no desenvolvimento motor, social e cultural das crianças, tendo por objetivo neste projeto abordar e resgatar algumas brincadeiras de roda que foram esquecidas ao longo do passar dos anos. É importante que o educador faça um resgate das cantigas de rodas, pois é inegável o seu valor no aprendizado das crianças especialmente na faixa etária de 04 a 05 anos de idade.

Longe dos círculos, das lendas e das cantigas de roda, os baixinhos deixam de ganhar uma grande contribuição para seu desenvolvimento, à brincadeira é coisa séria mesmo, neste mundo de hoje, da tecnologia, da mídia, da cultura de massas, resgatar as brincadeiras tradicionais, as antigas cantigas de rodas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com