TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Praticas De Esnsino

Exames: Didatica E Praticas De Esnsino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO IACS - TAQUARA

CURSO DE PEDAGOGIA

Didática e Pratica de Ensino

Camila Fernanda da Silva 413950

Josiele Roberta Fleck Peiter 407315

Leandro Roberto Fleck 407317

Tamara Rosana Sohne 405347

Tassia Isabel Gres 422932

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Janaína Silveira de Oliveira

Taquara

2014

Minha família junto na escola

Projeto: Minha família junto na escola

Público-alvo: Educação infantil, maternal 2, criança de 3 à 4 anos

Justificativa: A inclusão e a participação do grupo familiar no ambiente escolar, nos dias atuais, considerando a importância do desempenho da aprendizagem na instituição e para a segurança aluno em sua vida escolar. Para um futuro melhor das crianças se faz necessário que a família esteja acompanhando sua atividades escolares.

Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho no ambiente escolar, que possamos fazer um coletivo entre a aprendizagem e família, estimulando o crescimento da criança e fortalecendo a autoestima para um futuro.

Objetivos específicos: Valorizar o papel da família, estimular a expressão corporal e oral, desenvolver a coordenação motora fina, a percepção auditiva e visual da criança por meio poesias, recados, colagens, dramatização, músicas, proporcionar momentos de integração, socialização e interação entre família e a escola. Pais a integração da família na escola é extremamente importante para o bom rendimento da escola. Desenvolver atividades que mostre os direitos e os descrever de cada integrante no convívio escolar. A valorização do dialogo em ambiente escolar e familiar

Cronograma: 17 de março até 20 de março, com inicio 6:30 as 7:15.

Desenvolvimento, Ações;

No primeiro dia, organizar um teatro, com fantoche para uma apresentação de uma história com os pais que puderem participar.

No segundo dia, pais que puderem estar presente para ensinar músicas e cantigas que eles aprenderam quando criança.

No terceiro dia, envolver os pais que puderem estar presentes para mostrar as crianças como era as brincadeiras de quando eles eram crianças.

No quarto dia, fazer recortes e colagens para ver como é que eles veem seus pais, conversar com os pais em questão da higiene das crianças.

No quinto e ultimo dia, reunir os pais e alunos para que haja uma confraternização entre todos, montar uma arvore genealógica, fazer um mural com fotos da família e terminar com uma palestra de um pastor ou padre sobre o tema família.

Visita ao cotidiano

Em uma visita a Escola de Educação Infantil Meu cantinho com a turma do maternal misto, com crianças na idade 3 e 4 anos, com a Professora Cristina e a estagiaria Vanessa, percebendo a alegria da crianças a chegada na escola aos poucos com seus pais a partir da 6 horas da manha. Quando as crianças chegaram a escola com lindo sorriso no rosto dizendo bom dia! Podemos perceber que a alegria das crianças é espontânea, a sala é composta por 25 alunos, sendo 14 meninos e 11 meninas. Ate as sete horas da manha as crianças tem a liberdade de dormi em motivo que acordam cedo.

Em primeiro momento as crianças, vão ao banheiro fazer a higiene em decorrer de acordar, ao segundo momento elas voltam a sala para fazer uma roda de cantoria, com o tema de “quem canta seu males espantam”, aproximado 20 minutos, após a cantiga eles conversam com foi o seu retorno a casa, as novidades, percebemos a importância que faz a eles. Em seguida eles se formam uma fila para o café matinal, tendo em vista que que os menores estão na frente com mais dificuldade de se organizar.

Ao caminhar a professora vai à frente da turma puxando com uma canção até o refeitório, sentando lado a lado numa organização, fazem uma oração de agradecimento pelo lanche, após o pão ganham uma caneca de leite, tendo todos feito o lanche, escolhido o ajudante do dia, que ajuda a professora, e feito uma fila até ao banheiro.

Escovam os dentes e fazem sua higiene pessoal, no retorno a sala a professora explica a atividades que será aplicada durante o dia. Hoje vamos trabalhar a questão do espaço, dentro e fora. Após a explicação sobre o assunto, tem uma dinâmica entre os alunos sobre o tapete, a professora diz dentro as crianças tem subir no tapete, e fora elas saem de cima do tapete.

No meio de uma brincadeira as crianças se divertem e aprendem se divertindo. Após a brincadeira a professora chama as crianças para se sentar a mesa para colorir os desenhos dentro das margens. Essa pintura tem uma dinâmica como impor limites para as crianças.

Após todos terminarem as crianças entregam os trabalhos e vão sentando no tapete para poder brincar no pátio da escola, brincadeira livre, os meninos futebol e as gurias na casinha e boneca, após ás 11 horas da vão ao banheiro lavar o rosto para o almoço. Nessa hora percebemos que as crianças ficam inquietas, mas em virtude das brincadeiras na rua.

Entre tanto ao ir ao refeitório as crianças vão cantando a música “Vai partir o trem” ao chegar ao quiosque os pratos estão servidos, a professora faz uma oração para agradecer pela comida, os menores, são muito inquietos na hora. A professora alcança a colher a turma e a estagiaria a salada.

Após o almoço a professora relata que ela e a estagiaria fazem uma troca cada dia uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com