TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Projeto de pesquisa: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA/LETRAS

DIDÁTICA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação da Professora-tutora à distância Profª. Ma. Marinês Soratto (Tutora a Distância).

São José dos Campos

19/11/2013

PÚBLICO ALVO

Esta aula terá 2 horas de duração e será aplicada em crianças do 2º ano do Ensino fundamental da escola municipal Sônia Maria Pereira da Silva situada na cidade e São José os Campos – SP. Turma composta de 33 alunos frequentes sendo 15 do sexo masculino e 18 do sexo feminino com idades entre 7 e 9 anos.

PERFIL

O grupo tem necessidades bastante variadas, pois alguns alunos têm facilidade de aprendizagem pois já estão alfabetizados, outros têm dificuldade de aprendizagem por não estarem alfabetizados ou por serem alunos inclusos com laudo médico.

A sala de aula é composta de mesas e cadeiras individuais com possibilidade de formação de duplas ou grupos.

RECURSOS

Os alunos dessa escola são contemplados com uma biblioteca onde podem utilizar recursos como livros e revistas inclusive do tema que abordaremos em nossas aulas; sala de informática onde os alunos têm acesso à internet para realizarem suas pesquisas equipamentos de multimídia para reprodução de vídeos.

TEMA

O tema escolhido para esta aula foi “APRENDENDO COM MONTEIRO LOBATO”. Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do livro de que as crianças mais gostam (pesquisas em conjunto). Faremos leitura o livro “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato, Ed. Globo; e utilizaremos como material e apoio o livro Biografia de Monteiro Lobato.

OBJETIVOS GERAIS

• Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.

• Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema da aula, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.

• Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.

JUSTIFICATIVA

Conhecer a obra de Monteiro Lobato, desbravando as páginas escritas pelo autor, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

OBJETIVOS DA AULA

• Promover a imaginação criativa e a significação individualizada;

• Promover o hábito de ouvir em silêncio e participar na hora oportuna:

• Permitir a troca de ideias, de conceitos, de entendimentos, compreensões entre os participantes;

• Desenvolver um olhar atento, de curiosidade e de interesse para o objeto de leitura;

• Estabelecer códigos comuns entre professor e alunos;

• Tornar a Hora do Conto algo que represente uma quebra na rotina diária, um momento de prazer;

• Criar aulas de leitura diferenciadas dos demais trabalhos rotineiros da escola, que possam ser associados a momentos de prazer;

• Introduzir momentos de dramatizações, para interagir com a história contada no momento:

• Desenvolver a capacidade de atenção e socialização da criança;

• Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade;

• Despertar na criança bons sentimentos, bons hábitos, boas atitudes.

CONTEÚDOS DE ENSINO

O livro escolhido para esta aula foi “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato, Ed. Globo, pela história em si e pela qualidade literária, do ponto de vista da originalidade, criatividade, imaginação e dos recursos linguísticos utilizados por Lobato. É uma história muito divertida! A principal personagem é Emília, a boneca de pano irreverente, que diz o que pensa e não teme críticas. É a única no Sítio a ter suas memórias. Para escrevê-las chama Visconde para ser seu secretário.

Lobato inova na narração. São três narradores diferentes: Emília, Visconde de Sabugosa e um narrador central. Em Memórias da Emília existe uma reflexão metalinguística que percorre a obra inteira, além de forte marca intertextual. A metalinguagem traz para primeiro plano a discussão de procedimentos da escrita, tendo como foco o que são e como se escrevem memórias. A intertextualidade se manifesta na coexistência na obra de personagens de origens culturais diferentes. Peter Pan, Alice, Popeye, Anjinho vindo do céu, Rin-Tin-Tin, Capitão Gancho. São citados, ainda, Robinson Crusoé e Dom Quixote.

DESENVOLVIMENTO

Executaremos uma aula onde as professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro para a turma. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, tema desta obra.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Durante séculos, a arte de contar histórias foi cultivada por diversas comunidades ao redor do mundo, e ainda hoje nos fascinam os contos, fábulas, lendas e causos de todos os povos.

Cada cultura desenvolveu um jeito diferente de contar suas histórias de viagens por lugares exóticos, recheadas de personagens instigantes que povoam nosso imaginário e nos dão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com