TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Resenha: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  190 Visualizações

1.1 TEXTO REFLEXIVO: O desafio do ensinar brincando e do aprender criando.

Toda criança gosta de correr, pular, dançar, colorir, imaginar e criar. Por esse motivo na pré-escola as brincadeiras precisam se juntar ao aprendizado. É importante trabalhar com brincadeiras diferentes das do dia-a-dia, e envolver a criança em um meio no qual ela tenha o prazer em aprender.

“É dessa forma que a criança começa a compreender algumas regras de convívio e os papeis sociais. Por isso é importante ter intencionalidade no uso de cada espaço e material pedagógico, para tornar enriquecedoras as experiências e vivências dos pequenos”.

(Silvana Augusto, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec) e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, ambos em São Paulo.)

O professor tem o grande desafio ao assumir uma sala de Educação Infantil, pois muitas vezes não tem material e nem espaço para realizar todas as atividades, além de precisar seguir um modelo curricular.

A coordenadora pedagógica da EMEI Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos, é uma das responsáveis pelo blog “Coordenadoras em Ação”, no site de GESTÃO ESCOLAR (isso foi uma entrevista que ela deu a um site¿), Helena Cristina Ruiz, ressalta que desse modo, corre-se o risco de reduzir a Educação Infantil à simples preparação para o 1º ano.

Então fica a seguinte pergunta: Como despertar o interesse pela aprendizagem, sem a criança fazer o que mais gosta que é brincar, imaginar e criar?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com