TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação sobre educação no Brasil

Por:   •  27/9/2016  •  Dissertação  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

MARCOS EDUARDO ALTHEMAN – 132825

PROJETOS MECÂNICOS

2º SEMESTRE – MANHÃ

O Brasil deve acreditar na sua educação superior?

NÃO

Planejamento incorreto

Educação é a palavra chave para toda nação que sonha com desenvolvimento econômico e social. Sendo a melhor maneira de diminuir o intervalo entre as classes sociais. Quando se fala em retirar milhões da miséria, junto com projetos sociais, é imperativo que se tenha um arrojado projeto educacional, evitando assim, que o governo fique refém de projetos assistencialistas e que o mesmo grupo volte à miséria caso estes sejam interrompidos.

O que se vê em nosso país é um grande investimento em educação, mas de uma maneira emergencial, sem uma preocupação com as futuras gerações. Projetos como o PROUNI (programa universidade para todos) do governo federal e ESCOLA DA FAMILIA do governo estadual paulista, dão oportunidades de acesso no ensino superior em instituições privadas para jovens que não poderiam pagar por essa educação. No entanto, não vemos nenhum projeto que ajude crianças das classes C e D, estudantes do ensino público fundamental, concorrerem de igual com crianças das classes A e B, estudantes do ensino privado, em universidades de ponta num futuro próximo. O correto seria um investimento maciço no ensino fundamental, da 1ª a 9ª série, com um plano de extensão de investimento para ensino médio daqui a alguns anos e, desde já, um fortalecimento do ensino superior público.

Hoje, o ensino superior está cada vez mais inchado por instituição privadas, que em sua maioria, só pensam em vender cursos, sem uma preocupação com a qualidade. Exemplo disso é a recente recusa da OAB em relação a vários formandos de direito. Tais cursos são muitas vezes colocados à disposição dos alunos sem que a instituição tenha o mínimo recurso para implantá-los, buscando a aquisição de material profissional e didático, somente após o inicio das matriculas. Outra aberração do ensino superior são as, cada vez mais frequentes, faculdades à distância, que apenas passam seu material e cada aluno estuda como pode, comparecendo na escola apenas para fazer a avaliação, quando essa não é feita pela internet. O ensino tecnológico que é uma ótima opção para o momento de transição do país, hoje reconhecido como um dos principais emergentes, também não é aproveitado de maneira correta, exemplo disso a FATEC (faculdade de tecnologia) de Mogi Mirim onde vemos professores desmotivados pela falta de um plano de carreira decente, prédios com menos de 5 anos de uso com rachaduras e infiltrações enormes, laboratórios com dificuldade de utilização pelo numero reduzido de técnicos, cenário que leva a entender que os administradores apenas pensam na construção das FATECs e não exatamente na formação dos profissionais.

Assim não há como vislumbrar um futuro promissor em nossa educação, quando vemos investimentos mal distribuídos, como se estivessem tentando construir o telhado antes das paredes, e a transformação de instituição de ensino em outdoor eleitoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com